GUIAS DE TURISMO: Carteira Digital amplia facilidade para os profissionais

Documento pode ser acessado pelo site do Cadastur

Apesar de não substituir o documento físico, a versão digital do crachá de credenciamento dos Guias de Turismo cuja profissão é regulamentada e exige registro no Cadastur do Ministério do Turismo, a Carteira Digital chega para facilitar a vida dos mais de 24 mil profissionais em atividade no País.

Essa novidade, inclusive, tem a vantagem de acelerar a obtenção do crachá pelos novos habilitados e capacitados Guias de Turismo, proporcionando condições de estes virem a exercer, mais rapidamente, a profissão. Os já em exercício podem, por meio do mesmo formulário, atualizar seus dados, cadastrando cursos de extensão ou profissionalização, como idiomas ou libras.

Tanto o documento físico quanto o digital servirão para comprovação da regularidade no Cadastur.

William França, secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, explica: “É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora.

O processo de cadastro, pelas vias normais, demanda entre 45 e 60 dias. Com a versão digital os prazos ficam bem menores, facilitando o exercício da atividade mesmo dentro das restrições causadas pela pandemia de covid-19, proporcionando o mais rápido acesso ao atendimento junto às agências de viagens e aos próprios turistas.

“A diretora do Departamento de Regulação e Qualificação do Turismo, Andréa de Souza, explica o passo a passo para a emissão do documento físico. “O guia de turismo precisa acessar o site do Cadastur para realizar o cadastro, preenchendo as informações necessárias. Então, após verificação e homologação do cadastro pelas Secretarias de Turismo nos estados, o Ministério do Turismo providencia a emissão da carteira e faz chegar a estas Secretarias, para a distribuição. Com a digitalização, enquanto o guia de turismo aguarda a entrega do documento físico, terá disponível o crachá na versão digital”, esclareceu” conforme informações de Amanda Costa, do site oficial MTur.

MAIS VANTAGEM

Guias de Turismo proprietários de veículos podem cadastrar os mesmos como ferramenta de trabalho. CLIQUE PARA LER, DIRETO DO MTUR.

.................................................

Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informes do MTur

Foto: Reprodução Internet / Divulgação

Comentários