SELEÇÃO: MTur abre inscrições para destinos do Turismo Rural
Chamamento visa montar roteiros para o turismo rural nas cinco regiões brasileiras
Em parceria, os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abrem, a partir de segunda-feira, 08.03, inscrições destinadas à seleção de roteiros os quais constarão do “Projeto Experiência do Brasil Rural”. Essa parceria soma, ainda, a participação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Esse projeto foca na promoção do turismo em localidades rurais brasileiras e o chamamento público termina no dia 02 de abril
Com esse trabalho, o MTur deve selecionar, de início, oito roteiros turísticos contidos nas cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia, envolvendo as cinco regiões brasileiras e proporcionando condições de maior visibilidade aos produtos e serviços da agricultura familiar ligados ao turismo.
Haverá, segundo o projeto, diversificação de oferta de atrativos, reforçando a formatação e o posicionamento do turismo rural.
O ministro Gilson Machado Neto mostra-se confiante nos trabalhos sugeridos pelo projeto. “Imagina visitar um destino rural e, além de uma bela paisagem, saborear delícias produzidas por agricultores familiares como um bom queijo e outras especiarias a partir de frutos da nossa Amazônia. E, ainda, conhecer todo o processo de criação e o modo de vida de quem produz. Este é um exemplo de como é possível inserir produtos, serviços e experiências da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro”, ressalta.
Artigo de Amanda Costa, publicado no site oficial do ministério do Turismo, traz mais detalhes a respeito:
“Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. O projeto integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Isso porque representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos. No Brasil já há uma série de empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região”.
CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO.
(Marcos Ivan, da redação do Canal39, com informações do MTur)