TURISMO RURAL: Mapeamento deve mostrar destinos ideais

Dados coletados servirão para elaboração de materiais promocionais da SETUR-SP

Por conta da baixa frequência de respostas ao formulário de pesquisa a respeito das localidades rurais do Estado, cujos dados comporão um GUIA TURÌSTICO RURAL do interior paulista, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo decidiu prorrogar para 11 de março o prazo de envio das respostas.

O mapeamento contempla a identificação de destinos equipados com hotéis fazenda, vinícolas, apiários, fazendas de visitação, roteiros regionais e outros atrativos.

Com os dados catalogados e classificados, acontecerá a elaboração do GUIA TURÍSTICO RURAL, uma das mídias a serem disponibilizadas a partir do segundo semestre de 2021.

A Secretaria de Estado destaca a vital participação dos gestores públicos municipais, principalmente das áreas de turismo ou agricultura, para o sucesso dessa pesquisa e os resultados de seus desdobramentos. Para tanto, há a recomendação de se multiplicar a informação junto ao público alvo de cada município/região.

Um dos mais atuais modelos de negócio, o Turismo Rural ganha espaço nas ações de governo e as respostas ao formulário balizarão, também, as ações da Secretaria de Estado no intuito de promover melhorias para o trade.

Todos os proprietários de empreendimentos rurais os quais tenham, em formato, apelo turístico, devem participar da pesquisa, entrando em contato com a prefeitura de seu município para viabilizar a adequação de sua atividade ao GUIA.

A nota oficial da SETUR_SP destaca ser “importante que a fazenda, por exemplo, possua algum roteiro, infraestrutura para recepção ou acomodação dos visitantes e condição para receber carros, ônibus turísticos e até pessoas com necessidades especiais”.

Passo a passo para realizar a pesquisa:

1 - Baixe o arquivo no link: MAPEAMENTO DO TURISMO RURAL

2 - Preencha o formulário;

3 – Envie o formulário para os e-mails: eventos@turismo.sp.gov.br e elen.mello@turismo.sp.gov.br

A pesquisa tem o apoio da Aprecesp, Amitesp, Abratur, SENAC, Consórcio do Circuito das Frutas e Prefeitura de São Roque.

..............................................................

Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informações da SETUR-SP

Comentários