TECNOLOGIA: 74% dos destinos turísticos não oferecem internet pública gratuita

Levantamento é do Ministério do Turismo, entre os meses de outubro e novembro/2020

Recentemente o Ministério do Turismo divulgou resultado de mapeamento realizado em diversos destinos turísticos, estratégicos, do Brasil.

A conclusão demonstra, pelo apurado, falta de planejamento e de adequada estrutura dos locais e atrativos elencados na pesquisa.

Ao todo, 117 destinos turísticos foram avaliados e ficou constatada a inexistência de WI-FI gratuito em 87 deles.

As informações foram prestadas pelos gestores municipais, no período compreendido entre 06 de outubro e 11 de novembro de 2020. Nessa configuração, segundo os analistas dos resultados, não fica difícil definir o desenvolvimento de tecnologias como “engatinhando”.

Em 454% dos formulários respondidos, os gestores afirmam existir algum tipo de projeto para implantação de internet pública gratuita.

Focando minimizar essa deficiência e, até, eliminá-la, uma parceria firmada em os ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações busca apoiar a transformação das rotas estratégicas em destinos turísticos inteligentes, ação naturalmente necessária de incorporar a participação do Ministério das Comunicações para implantação de políticas públicas de digitalização e inovação, levando à consolidação do Turismo 4.0.

O site do Ministério do Turismo publica nota a respeito, produzida por Amanda Costa,  da qual reproduzimos o teor abaixo:

“Em um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial que os destinos brasileiros consigam acompanhar essa evolução para melhorarem seu posicionamento frente a outros concorrentes. Primeiro, mapeamos as necessidades e entendemos a realidade do país. Agora, vamos identificar as melhores soluções para cada localidade. O governo federal está empenhado em apoiar estados e municípios a transformarem destinos analógicos em digitais”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França Cordeiro, enumera benefícios resultantes da conectividade. “Oferecer Wi-Fi de graça em atrativos turísticos é uma ótima ferramenta para alavancar o turismo regional, possibilitando que o turista possa compartilhar imediatamente o momento em suas redes sociais, promovendo o destino de lá mesmo e identificar outro atrativo nas proximidades para seguir seu percurso. Com isso, conseguimos integrar os destinos e contribuir para a melhoria da experiência turística como um todo”, destacou.

DIAGNÓSTICO DA INTERNET – O levantamento da disponibilidade de internet pública considerou as 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do programa Investe Turismo, que prevê um conjunto de ações para estruturar roteiros estratégicos por parte do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. E, ainda, as 10 Cidades Criativas do Brasil – título concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Deste universo de municípios, 117 destinos turísticos de 25 estados responderam aos questionamentos, sendo 116 municípios do Investe Turismo e 1 Cidade Criativa (Santos-SP) – que não integra o Investe Turismo. Apenas dois estados (Piauí e Rondônia) não enviaram nenhuma resposta de seus municípios à pesquisa.

Segundo o diagnóstico da oferta de internet gratuita, a maior parte dos 30 destinos digitalizados, que constituem 26% do total pesquisado, está localizada na região Sul (33%), seguida da Sudeste (23%) e Centro-Oeste (17%). Já Nordeste e Norte representam, cada uma, 4% do total.

Entre os municípios que contam com o serviço gratuito de Wi-Fi, 53% contemplam os principais atrativos locais. Os municípios de Pomerode (SC) e Bento Gonçalves (RS) foram os dois destinos que mais priorizaram a disponibilização de pontos de internet pública em áreas turísticas. Em relação à área total da cidade, em geral, a cobertura do sinal de internet pública gratuita abrange até 5%, sendo que em três municípios (Fortaleza-CE, Itajaí-SC e Blumenau-SC) a cobertura ultrapassa o percentual de 25% da área das cidades.

Além da instalação efetiva da internet, o Ministério do Turismo também buscou verificar a qualidade da prestação do serviço. Assim, em relação à conexão e velocidade da Internet, apenas 36% dos destinos afirmaram atender plenamente a esse quesito, sendo que 40% atendem parcialmente e 17% possuem menor qualidade no serviço – metade dos destinos (15) oferece velocidades de, no máximo, 20Mbps. Outros 7% não souberam informar se o serviço atende às expectativas do público-alvo.

INICIATIVAS - A busca por inovação no setor de turismo, incluindo a transformação digital, foi o foco do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido em 2020 pelo MTur, MCTI e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). Quase 800 startups se inscreveram na seleção, e as 10 finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da competição global de startups da OMT”.

Lista dos 30 destinos turísticos a oferecer internet pública gratuita no País:

UNIDADE FEDERATIVA

MUNICÍPIO

ACRE

RIO BRANCO

BAHIA

SALVADOR

CEARÁ

FORTALEZA

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA

ESPÍRITO SANTO

DOMINGOS MARTINS

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

MARANHÃO

SÃO LUÍS

MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE

CONGONHAS

 

MATO GROSSO DO SUL

BODOQUENA

BONITO

CAMPO GRANDE

MATO GROSSO

CÁCERES

PARÁ

SANTARÉM

SALVATERRA

PERNAMBUCO

RECIFE

PARANÁ

CURITIBA

RIO DE JANEIRO

PETRÓPOLIS

 

RIO GRANDE DO SUL

BENTO GONÇALVES

CANELA

GARIBALDI

GRAMADO

 

 

SANTA CATARINA

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

BLUMENAU

IMBITUBA

ITAJAÍ

POMERODE

SÃO PAULO

SANTOS

UBATUBA

TOCANTINS

PALMAS

 

 

Comentários