RECEPTIVO: São José dos Campos inaugura equipamento e valoriza COMTUR

Exemplo sobre a importância do comprometimento com o Turismo Receptivo

Geração de emprego e renda.

Disponibilização de informações corretas, adequadas e com profissionais autorizados.

Adequar espaços e locais para o melhor uso pela população e turistas.

Essas são algumas premissas indispensáveis para o sucesso de uma Gestão de Turismo bem sucedida.

Naturalmente há a participação da Administração Pública, por conta de muitas ações e realizações demandarem estudos técnicos e logísticos de departamentos especializados.

Entretanto, a presença da sociedade civil é, definitivamente, o combustível capaz de fazer funcionar, ideal e funcionalmente, os atrativos resultantes de projetos e repasses financeiros específicos para o Turismo Receptivo.

Isso é ponto pacífico: Gestão e Sociedade Civil precisam falar e proceder com os mesmos objetivos. Do contrário, será um eterno bater de cabeças, motivado por paixões individuais.

AÇÃO POSITIVA

Na quarta-feira, 17, a Prefeitura de São José dos Campos entregou à população, cumprindo etapa do programa “Turismo São José”, um quiosque destinado a fomentar as atividades turísticas na orla do Banhado.

O novo equipamento comporta o CIT – Centro de Informações Turísticas (uma das exigências da SETUR-SP para municípios virem a ser de Interesse Turístico); uma representação do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo (cuja formatação exige, do total de conselheiros, 1/3 de representantes da Administração e 2/3 de representantes da Sociedade Civil) e, ainda a coordenação da SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, órgão do governo estadual para dar suporte aos artesãos.

Todos os atendentes passaram por capacitação baseada em um planejamento da Secretaria de Turismo, Aline Arantes, contando com a realização de Mônica Fernandes e Elaine Cristina, da agência Caminhos & Roteiros.

“Eles passaram por um treinamento sobre os atrativos da cidade, principalmente do centro, conhecendo a história do município desde os tempos dos indígenas e jesuítas, motivos da mudança da aldeia do Rio Comprido para um plano mais alto por medida de segurança. Apresentamos a fase sanatorial, quando a cidade teve seu impulso econômico, e a fase industrial, com a abertura da rodovia Presidente Dutra e a inauguração do ITA/CTA. Houve um walking tour para apresentação da história do centro e essa semana uma apresentação de principais perguntas e dúvidas dos turistas, novo walking tour com mais detalhes sobre o centro”, explicou Mônica.

GUIAS CREDENCIADOS

Essa inovação, naturalmente, deverá envolver os profissionais Guias de Turismo da sede oficial da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.  São profissionais capacitados, com cadastro no Ministério do Turismo, legalmente autorizados a fazerem guiamentos de turistas.

Com a presença do COMTUR no quiosque inaugurado, torna-se mais interativa a realização de pesquisas de demanda, extremamente necessárias para a elaboração ou revisão do Plano Diretor de Turismo de qualquer município, além da captação de sugestões para novos projetos.

Com a diminuição das exigências sanitárias será, também, o início dos agendamentos, no próprio quiosque, para city tours e walk tours, considerando-se o enorme elenco de roteiros já formatados para o município.

PEDIDO ATENDIDO

O quiosque é fruto de pedido feito pelo COMTUR de São José dos Campos e atendido pela Prefeitura, por meio do seu Departamento de Turismo, o qual é vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

RETOMADA

Devido à necessidade de todo o receptivo turístico estar adequado às recomendações de biossegurança estabelecidas pelo Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19, as atividades, inclusive de artesanato, fizeram sua retomada no sábado, dentro dos protocolos da fase laranja à qual se restringe o município.

Os produtos de artesanato, expostos para comercialização, somam trabalhos em madeira, soldagem, bordado, crochê, costura em retalhos, fuxico, patchwork, torção, macramê, entre outros.

Não são admitidos produtos industrializados e nem alimentícios.

FUNCIONAMENTO:

De quarta a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados das 9h às 14h.

.............................................

Texto: Marcos Ivan, da redação do Canal39

Fotos: Cláudio Vieira - PMSJC.

Comentários