TEATRO: O Quintal dos Cumpadres visto pelo YouTube
Com apoio da Lei Aldir Blanc evento tem transmissão pelo canal da Secretaria de Cultura de Guaratinguetá
A pandemia da Covid-19 segue transformando as relações, as linguagens artísticas e mudando os rumos de projetos culturais no Vale do Paraíba. Nestes novos tempos, a arte se reinventa. O teatro, considerado arte presencial, ganha as telas das plataformas digitais como o Youtube, tornando possível a exibição de espetáculos online.
É o caso da peça teatral “O Quintal dos Cumpadres”, um projeto pensado para ser itinerante, mas que vai ser apresentado pelo Youtube misturando a linguagem do teatro com o cinema. Idealizado pelo produtor cultural Júlio Quissak Júnior (Jujuba Quissak), a peça faz um resgate cultural do Vale do Paraíba a partir da arte familiar de Ernesto Sérgio Silva Quissak Júnior e de artistas regionais. E a mais forte tradição é o caipira, retratado em textos e personagens de Ruth Guimarães, Mazzaropi, Monteiro Lobato, Elpídio dos Santos e outros autores, que está se perdendo para a nova geração. Muito pelo avanço da cidade para a zona rural, o acesso às tecnologias, o baixo investimento para a valorização da cultura regional e a familiaridade dos artistas locais com a arte caipira.
A apresentação acontecerá no O Quintal Cultural, em transmissão ao vivo, no dia 23 de fevereiro, às 20h, no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Guaratinguetá via Lei Aldir Blanc. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
Sinopse da Peça
No “O Quintal dos Cumpadres”, o personagem Cumpadre Terêncio, recebe Cumadre Zefina – os dois são vizinhos e residem no bairro da Colônia do Piagui, em Guaratinguetá e Cumpadre Juvêncio, morador de outra roça da cidade. Os três mantém a tradição de se encontrarem para prosear no puxadinho e no banco embaixo da árvore de uvaia. Os diálogos dos amigos compadres trazem a marca dos sotaques e dialetos do caipira, contando causos do interior, conversam sobre o crescimento da cidade, a preocupação com a preservação do meio ambiente na região rural etc. Resgatam a história do caipira do Vale do Paraíba com contação de história, causos do imaginário do interior e músicas de cancioneiros regionais, com muita simplicidade, humor, músicas e improvisos.
O cenário é confeccionado com elementos que trazem as lembranças das casas de fazendas antigas e decorações rústicas.
Ficha Técnica:
Direção e Texto: Júlio Quissak Júnior
Elenco: Júlio Quissak Júnior, Dárcio Muralha Júnior e Cíntia Braga
Produção Musical: Levi Barreto
Produção: Quissak Produções & Eventos Culturais
Filmagem: Everton Ribeiro Caixa de Sapatos Filmes
Som e Iluminação: Adriano Zappa
.............................
(Luciana Silva Consultoria)