TURISMO: A responsabilidade da Gestão Participativa

Relatório demonstra detalhes de pesquisa junto aos municípios turísticos do Estado de SP.

(Detalhe da capa do relatório de pesquisa - Divulgação)

Desenvolvida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo – CIET, órgão da SETUR – Secretaria Estadual de Turismo, a primeiro Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios do Estado de São Paulo mostra resultados interessantes quanto às percepções manifestadas pelo público alvo composto de “Secretarias de Turismo, Órgãos Municipais de Gestão do Turismo e Prefeituras das 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e apoio dos Conselhos Municipais de Turismo, Interlocutores Regionais, Trade Turístico e Imprensa. as Secretarias Municipais, Órgãos Gestores Do Turismo e Imprensa”, conforme consta na apresentação dos resultados.

Fundamentada em um modelo de sucesso, criado por um instituto canadense, a pesquisa deverá ter uma constância ideal, atualizando os dados para melhor instrumentalizar a gestão em todos os seus segmentos.

Das 210 cidades turísticas envolvidas (70 Estâncias e 140 MIT – Municípios de Interesse Turístico), o material compilado será montado em relatórios regionais e, para 21 delas, haverá o detalhamento específico, por alcançarem o mínimo de 190 respostas.

Ubatuba somou 784 questionários respondidos, Valentim Gentil ficou mais próximo da metade desse total e Paraibuna foi o município com menor contribuição.

Analiticamente, o relatório apura a percepção de ser, o turismo, a indispensável ferramenta geradora de emprego e renda, principalmente para os moradores das cidades pesquisadas, e uma ajuda para preservar e celebrar a cultura e acentuar a melhora na qualidade de vida.

Mesmo em se considerando alguns posicionamentos quanto à presença do turista como impacto até certo ponto negativo quanto à manutenção do meio ambiente, da circulação de moradores, redução da oferta imobiliária, ficou constatado a expectativa dos moradores em verem o aumento do fluxo de turistas nos próximos anos.

Há a indispensável necessidade de se destacar a participação dos Conselhos Municipais de Turismo como atores de primeira grandeza, quando se trata de realizar ações pelo maior fomento do turismo receptivo, motivo da realização dessa pesquisa.

Nas conclusões, o relatório estabelece:

“Por fim, considerando o envolvimento da população na pesquisa, observa-se que o turismo é visto como uma atividade importante para os habitantes e isto deve ser aproveitado em gestões cada vez mais participativas. Entende-se que estas conclusões iniciais trazidas pela pesquisa podem ajudar os gestores municipais e a gestão estadual na tomada de decisões e aprimoramento da qualidade do turismo nos municípios e regiões, realizando a manutenção de pontos positivos e melhorando o que necessita de atenção”.

IMPORTANTE: O RELATÓRIO COMPLETO (CONTENDO 9 PÁGINAS, SERÁ ENVIADO POR SOLICITAÇÃO DOS INTERESSADOS. BASTA ACESSAR O LINK ABAIXO E FORMULAR O PEDIDO. AINDA NÃO TEMOS O LINK OFICIAL DA SETUR-SP PARA INDICÁ-LO COMO ACESSO DIRETO)

https://canal39.com.br/fale-conosco

Nota da Redação:

Especificamente em Pindamonhangaba o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, por meio de sua Executiva, não tem como importante o papel da Imprensa, principalmente a especializada em turismo, haja vista, segundo a mesma Executiva, a aquela não representar setor da sociedade civil envolvido com o trade.

Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista independente, MTb36001

Diretor do Canal39

 

 

Comentários