LUGARES: Areia é a sereia encantada da Paraíba e Patrimônio Nacional

Um dos pratos preferidos por lá é a Carne de Sol na pedra

Um encanto irresistível.

Não há passeador capaz de não agendar um “voltar mais uma vez” após saborear Areia.

Essa sedução se dá desde a poesia do Hino construído por Arthur Rabello e Cidalino Fernandes Pimenta: “És sereia no brejo encantada”...

Se você pretende dar um tempo nas coisas mais velozes de sua vida, por conta de um período de férias, economize. Sim, economize pesquisas e decida por botar os pés no chão de Areia.

Uma preciosidade fincada na Serra da Borborema, a 623m do nível do mar, na região denominada Brejo da Paraíba.

É com Areia paraibana e muito orgulho o lançamento da nossa nova página, especialmente dedicada à divulgação dos municípios desse nosso enorme Brasil.

Batizamos de “LUGARES”, pois a cada volta de viagens alguém pergunta sobre qual lugar outro alguém visitou.

A resposta sempre é “um lugar incrível, especial, espetacular, delicioso” e outros etc. e tais.

Pegue todos esses adjetivos, coloque num cantinho da agenda, procure sua agência de confiança, consulte os pacotes, inclua um profissional Guia de Turismo local e reserve bons momentos para respirar e saborear Areia, logo ali, na Borborema, na Paraíba de Pedro Américo...

Você nunca vai se esquecer das flores nas janelas das casas, sempre prontas para bem receber a todos de qualquer parte do mundo.

Como a proposta é darmos vez, voz e vista aos tantos maiores conhecedores dos LUGARES os quais desfilarão nessa página, contaremos, sempre, com a participação de alguém de lá.

Nunca poderia ser diferente.

Foi assim, com a Izabelly Diniz.

Ela nos enviou o seguinte e-mail:

“Li a matéria: “GASTRONOMIA: a importância de o prato típico estar em destaque no cardápio turístico”.

Trabalho no Hotel Fazenda Triunfo, localizado na cidade de Areia - Paraíba, conhecida pelo seu Patrimônio Histórico e Cultural, estou enviando um pequeno texto falando sobre nosso prato principal servido no Restaurante Azul Histórico, que é a Carne de Sol servida na pedra.

Atenciosamente,

Isabelly Diniz”.

Aqui está a contribuição dessa areiense:

Conservação na culinária eterniza a cultura local

Areia é uma pequena cidade, localizada no topo da Serra da Borborema, no Brejo da Paraíba, que honra o título de Patrimônio Histórico Cultural Nacional! Sabendo que a gastronomia retrata a cultura de um povo e sendo esta cidade, habitada inicialmente pelos índios da Tribo Bruxaxá e portugueses, a CARNE DE SOL, ante a necessidade de sua conservação, torna-se um prato típico dessas duas culturas.

Para tanto, o Restaurante Azul Histórico, encravado no Hotel Fazenda Triunfo, apresenta essa iguaria, produzida pela Cheff Karla Santos, desde o corte, o preparo e apresentação, sendo a mesma servida na pedra, acompanhada de feijão verde, arroz, macaxeira, batata doce assada, vinagrete, farofa da casa e salada cultivada na própria horta agroecológica. (Fotos de Izabelly Diniz).

Nem mesmo o tempo e a tecnologia foram capazes de superar essa tradição. Muito pelo contrário! A carne de sol, atravessa gerações e mesas, retratando o que a gastronomia faz de melhor, eternizando a cultura local.

(Izabelly Diniz, para o Canal39)

Hotel Fazenda Triunfo

Endereço: Sítio Jussarinha, PB-087, Areia - PB, 58397-000

Telefone: (83) 3362-1238

SAIBA MAIS SOBRE AREIA, CLICANDO AQUI.
 

 

Comentários

Mais Notícias |