GESTÃO: Parceria promete modernizar ações no trade turístico

Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro abre o leque e contempla a transversalidade do trade.

O Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo deve receber importante impulso para o desenvolvimento das ações neste ano de 2021.

A parceria celebrada entre o MTur e a UFPR – Universidade Federal do Paraná tem foco em resultados mais consistentes e abrangedores, fortalecendo as atividades da já formatada rede de interlocutores do Programa de Regionalização em todo o país.

O planejamento estabelece mudanças as quais, em conjunto, tornarão mais eficaz e melhor alinhado o ordenamento territorial, instrumentalizando as atividades turísticas regionais e municipais.

A esse respeito, Lucas Fiuza, secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, define os objetivos além da eficácia: promover maior agilidade na implantação e desenvolvimento de medidas capazes de contribuir fortemente para a superação do momento atual, provocado pela pandemia. “Nossa intenção é promover o avanço e a transformação efetiva da regionalização numa política pública de sucesso, com foco na disseminação do conhecimento, em iniciativas produtivas e descentralização efetiva da gestão do turismo e de dinamicidade do setor”, afirma a autoridade.

Somando, já, mais de três mil interlocutores em todo o território nacional, representando órgãos e colegiados do trade municipal, regional e estadual. A esse grupo juntam-se, ainda, representantes da iniciativa privada, instituições de ensino e terceiro setor. Será, esse coletivo, responsável não só pelo desenvolvimento das regiões, mas – destacadamente – pela atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, reunindo regiões turísticas, configuradas pelos estados, para o fortalecimento da atividade e consequente desenvolvimento regional.

Comentando sobre a importância de parcerias para o fomento do turismo, Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento do Turismo, elenca a necessidade do constante aprimoramento das ações focadas nos atrativos. “É importante passarmos por atualizações, pois o nosso setor está sempre em constante mudança e precisamos preparar os nossos destinos para o novo. Contamos com a ajuda do PRT para semear as políticas do MTur de forma transversal”, esclarece.

 

Com as mudanças havidas, por conta das eleições, na maior parte das gestões municipais, o MTur promoveu reunião com os representantes do PRT em todas as regiões brasileiras.  Nesse encontro houve a informação sobre a integração dos programas da secretaria e orientações sobre o próprio funcionamento do PRT.

Desde sua criação, em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é fruto do planejamento de descentralização e compartilhamento. Por meio de encontros realizados, o objetivo é conciliar as agendas de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e federias, formalizando a melhor comunicação e facilitando o gerenciamento dos avanços no turismo interno.

São informadas e orientadas ações para acesso aos canais de apoio, disponibilizados pelo MTur, no intuito de consolidar o desenvolvimento no setor, gerando emprego e renda, impactando positivamente a cultura, a sociedade e a economia.

Por meio das reuniões são organizados os procedimentos, como a própria dinâmica de atualização do MTB e, ainda, a divulgação de iniciativas apoiadoras à disposição dos setores públicos e privado, incentivo ao engajamento do terceiro setor, contribuindo para o crescimento do turismo nos municípios e regiões turísticas do Brasil.

Marcos Ivan, da redação do Canal39, com informes da Assessoria de Comunicação do MTur.

Comentários