GASTRONOMIA: Aparecida resgata virado de frango como seu prato típico

Dia da Hospitalidade e Gastronomia tem receita pesquisada nos costumes dos romeiros

Afirmando ser, o resgate do prato típico de Aparecida, cidade sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma autêntica homenagem aos antepassados de todos que, com a sua fé, chegavam à cidade a pé, embarcados em paus-de-arara (caminhões) ou em lombo de cavalos, a secretária Márcia Fillipo, da pasta municipal do Turismo, comentou a importância do evento comemorativo ao Dia da Hospitalidade e da Gastronomia.

Originalmente a data é comemorada no dia 9 de novembro de cada ano. Quando coincide com um final de semana, o evento acontece no meio da semana seguinte.

A tradição dos romeiros, para sua alimentação durante a viagem e a permanência na cidade, era trazer uma comida preparada com frango ensopado, farinha de milho branca e quiabo ou batata cozida. Durante a viagem, o caldo do frango se incorporava à farinha, fazendo um composto umedecido, com propriedades de saciedade. Era comum, até, os peregrinos utilizarem as mãos para consumir o prato, haja vista ter a consistência de um verdadeiro virado.

O Dia da Hospitalidade e Gastronomia aconteceu, em Aparecida, por conta da parceria entre a Secretaria de Turismo; COMTUR, Conselho Municipal de Turismo, Galeria Recreio e Pousada São Carlos.

Na abertura, realizada no auditório da Pousada São Carlos, o representante da Galeria Recreio, Fábio Cardoso, fez a saudação ao público formado por empresários, guias de turismo, autoridades e estudantes de duas escolas. Na oportunidade, Cardoso explicou que a comemoração partiu de uma ideia apresentada por um munícipe. Os empreendedores acharam interessante e encaminharam a proposta ao COMTUR, o qual a aprovou.

A secretária de Turismo, em companhia do presidente do COMTUR, Reginaldo Leite e do presidente do SINHORES - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico, Francisco Viviani, participou da abertura, destacando a importância da presença de jovens estudantes ao encontro. “Quando comecei a trabalhar com Turismo eu pedi para que fosse implatada a matéria “Turismo” nas escolas, porque só amamos aquilo que conhecemos. Quantas pessoas de fora buscam conhecer nossa cidade e muitos de nós não a conhecemos”, disse a secretária, exemplificando que até um salão de cabeleireiros ganha quando o Turismo é bem cuidado. “Todos nós que vivemos aqui dependemos da indústria que temos, que é a indústria do Turismo”, salientou Márcia Fillipo.

Reginaldo Leite, presidente do COMTUR e da Associação Comercial de Aparecida, demonstrou sua percepção quanto ao evento. “Vocês estão participando de um momento histórico, que é o da mudança que nossa cidade vai sofrer. Este evento é apenas o começo”, disse Leite, referindo-se às ações no trade turístico capazes de darem nova vitalidade ao município.

A palestra inaugural do Dia da Hospitalidade e da Gastronomia foi apresentada pelo coach Marco Pazzini, da Sociedade Brasileira de Coaching. Em sua fala, Pazzini trabalhou com o método Soltadores de Mentes, sensibilizando aos presentes quanto à importância da preservação e manutenção dos sonhos/ideais, exercitando a criatividade com planejamento em busca de alcançarem os objetivos.

Em sua apresentação, apoiando-se em recursos da tecnologia e com insights acessíveis à compreensão de todos, Pazzini foi incisivo a respeito de ações positivas a cada momento do “plano de vôo”. Parafraseando Eduardo Dutra Villa Lobos / Marcelo Augusto Bonfá / Renato Manfredini Junior Russo (Banda Legião Urbana), o coach buscou abrir a mente dos assistentes com a mensagem da canção “Pais e Filhos”, na qual os autores se referem ao amanhã como algo intangível enquanto espera. Por isso, se o amanhã não existe, valor tem o que se realiza hoje, transformando-se um sonho individual em um sonho coletivo e realizável a partir de cada desafio vencido.

Assim, transpondo para o foco do evento, Marco Pazzini salientou ser preciso todos se entenderem capazes de fazer o melhor trabalho, dar o máximo de si, contribuindo para o crescimento da hospitalidade, do bem receber, do bem tratar a todos quantos estejam em Aparecida.

Especialista em trabalhar com público do setor de atendimento, Sâmia Borges, da Regional Sebrae em Guaratinguetá, sintetizou em uma bem dosada palestra a ênfase necessária para que o atendimento ao Turista e ao público, de um modo geral, seja mais eficiente e eficaz na cidade. Segundo a especialista, a qualidade no receptivo, em se falando do trade turístico, depende muito da sintonia entre os diversos atores do mix. Hotelaria, alimentação, transportes, serviços de informação, por exemplo, precisam estar conectados entre si e com o público para que a qualidade seja aperfeiçoada, sempre. Recomendou, inclusive, cuidados quanto à elaboração das mensagens de propaganda e publicidade quanto à veracidade das informações nelas contidas.

Sâmia ainda falou sobre o risco de não se falar a verdade a quem compra um produto ou um serviço. “Uma venda não termina quando acaba. Simplesmente é o início da próxima venda”, salientou.

Guias especializados

Fechando a grade de palestras do Dia da Hospitalidade e da Gastronomia, a AGCTUR – Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso discorreu sobre suas ações, falou do trabalho especializado em guiamento aos atrativos religiosos da região, ouviu sugestões e deu informações mais detalhadas sobre alguns assuntos.

Os Guias de Turismo da AGCTUR são, todos, formados em curso de capacitação e habilitação para execício da profissão, registro no CADASTUR, órgão regulador e fiscalizador do Ministério do Turismo.

Espaço dos Guias

Encerrado o período da manhã, dedicado a palestras, o grupo se dirigiu à Galeria Recreio, onde foi inaugurado um ponto de apoio para os Guias de Turismo. O local dispõe de assentos, sinal de Wi-Fi,mesa e tomadas. Fábio Cardoso, em nome do empreendimento Galeria Recreio, ofertou brindes aos Guias de Turismo participantes do evento.

Virado de Frango

O almoço com o prato típico de Aparecida, o Virado de Frango, foi servido pelo Restaurante Tempero da Fé. A receita foi pesquisada e resgatada pelo chef Marco Antonio, o qual atende importante hotel do Guarujá. Chef Marco comentou, em síntese, toda a pesquisa realizada, destacou a contribuição do saudoso apresentador João Rural, que também realizou pesquisas a respeito do prato.

Encerrando as comemorações pelo Dia da Hospitalidade e Gastronomia, Marco Antonio foi o facilitador/apresentador da Oficina de Frango, ocasião na qual os cozinheiros de diversos hotéis e restaurantes da cidade puderam conhecer mais sobre o manuseio de frangos e algumas técnicas de corte.

A reportagem do Canal39 participou a convite da Galeria Recreio e organizadores.

(Clique aqui para ver algumas fotos do "Dia da Hospitalidade e da Gastronomia". Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

 

Comentários