RECONHECIMENTO: Solange Barbosa e Rota da Liberdade conquistam importante prêmio de turismo

Trilhando a Transformação reuniu 197 projetos no Desafio de Inovações.

O projeto Rota da Liberdade, desenvolvido e coordenado pela especialista Solange Barbosa venceu o prêmio Desafio de Inovações em |Turismo Sustentável, dentro do programa Trilhando a Transformação, criado pela Ashoka Brasil e CTG Brasil. Esse desafio projeta as internacionalmente as boas iniciativas em Turismo Sustentável.

Idealizado para proporcionar atendimento aos turistas, levando-os a se envolveram com as comunidades negras tradicionais, a Rota da Liberdade torna-se operadora de turismo e as comunidades são os atrativos (receptivos) locais.

Um vasto elenco de atividades está contido em cada roteiro, valorizando o artesanato, gastronomia, rodas de conversa (ocasião onde surgem as narrativas e os registros de cada comunidade), as tradições religiosas, lendas, etc.

Gerando emprego e renda, por conta da inserção dos componentes de cada comunidade tradicional negra, promovendo sua inserção no cenário do trade turístico, é marcante o impacto sociocultural, de maneira positiva. É a notável relação ganha/ganha: quem visita e quem recebe os visitantes.

Analistas envolvidos com o trade turístico definem o projeto de Solange Barbosa como um impulso capaz de contribuir para a valorização da história e da memória do povo negro, inegavelmente de extrema importância para todos.

Além da Rota da Liberdade, mais dois projetos foram contemplados no Desafio de Inovações: Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento e Turismo CO2 – Guardiões do Clima.

Cada um dos três projetos foi contemplado com um prêmio de RT$ 100 mil e deverá participar de agendas de mentoria, no ano de 2021, voltadas para a qualificação de gestão, inovação e cuidados estratégicos de como bem aplicar os recursos recebidos. Haverá, ainda, a elaboração de registros com imagem e som no intuito de apresentar e divulgar as propostas.

O anúncio dos vencedores aconteceu no dia 04 de dezembro e o evento serviu, ainda, para o lançamento do Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável.

Assista, no final desta matéria, ao vídeo com Solange Barbosa em entrevista com a reportagem do Canal39 por ocasião da Semana Mundial do Turismo.

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia renovável no País, está investindo um total de R$ 2,1 milhões em todo o projeto, por meio de recursos financeiros destinados pela empresa ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 Sobre a CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

 Sobre a Ashoka Brasil

A Ashoka é uma organização civil global, pioneira na promoção do empreendedorismo social. Dedica-se à consolidação de um movimento mundial em que todas as pessoas se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 e presente desde 1986 no Brasil, foi considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor. A comunidade da Ashoka reúne mais de 3.500 empreendedores sociais no mundo todo (376 deles no Brasil), além de 300 Escolas Transformadoras (18 delas no país) e Jovens Transformadores.

VÍDEO: UM POUCO SOBRE A ROTA DA LIBERDADE (Basta silenciar o player de nossa web radio, no topo da página e clicar para rodar o vídeo.

 

Conheça mais sobre Solange Barbosa no site Guia Negro

Texto: Marcos Ivan, Canal39, com informações do site Diáspora Black

Foto: Acervo pessoal / Divulgação Solange Barbosa

Comentários