TURISMO FERROVIÁRIO: Mais um pouco da história volta aos trilhos

Trem Republicano faz o leva-e-traz entre Itu e Salto, a partir deste sábado

Os R$ 14 milhões de repasses recebidos para a restauração e revitalização do trecho ferroviário entre as Estâncias Turísticas de Itu e Salto, com reforma das estações, construção de pontes sobre o Rio Tietê e o girador de locomotivas.

Com isso, criou-se o roteiro turístico-ferroviário ente os dos municípios, cuja inauguração (após 15 anos de projetos, estudos, idas e vindas) acontece no sábado, 19 de dezembro, sendo batizado como Trem Republicano.

Não por acaso, este nome remete a um momento da história por conta de, em 17 de abril de 1873, ter sido inaugurada a Estrada de Ferro Ituana. No dia seguinte deu-se a Convenção Republicana de Itu, marcando a fundação do Partido Republicano Paulista, o qual muito contribui para o fim da monarquia, em 1889.

O Movimento de Preservação Ferroviária (MPF) propôs, durante evento no ano de 2005, a denominação como Trem Republicano ao roteiro formatado.

Com recursos oriundos do Ministério do Turismo e, ainda, doação de trilhos pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, em 2008 aconteceram algumas obras, com extensão de dois quilômetros, sendo interrompidos os trabalhos.

Repasses do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, possibilitaram a conclusão das obras, totalizando investimentos na ordem dos R$ 14,1 milhões.

Vinicius Lummertz, atual secretário estadual de Turismo afirma: "Os passeios de trem integram as famílias e são um forte atrativo em diversos lugares. Iniciativas como essa, que ultrapassam os limites de apenas uma cidade, têm força para mudar o panorama regional, gerando empregos e qualificando o turismo paulista”.

Para exploração do atrativo turístico houve a criação do Consórcio Intermunicipal Itu/Salto, o qual firmou contrato com a Serra Verde Express, concessionária da ferrovia Curitiba-Paranaguá, do Estado do Paraná. Nota-se aí, pela referência de atuação da concessionária, a qualidade dos serviços a serem prestados no Trem Republicano.

Serão disponibilizados três carros, com capacidade para transporte, no total, de 132 passageiros por viagem. Tracionada por uma locomotiva a diesel 1952, antigamente pertencente à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a composição dispõe, inclusive, de um vagão denominado Boutique Pet Friendly, no qual os turistas poderão estar acompanhados de seus bichinhos de estimação.

No início das operações será utilizada uma locomotiva a diesel que pertencia à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ano 1952, e três carros com capacidade total de 132 passageiros, sendo que um deles o Boutique Pet Friendly, onde os passageiros poderão viajar com seus bichinhos de estimação.

A concessionária deverá disponibilizar profissionais Guias de Turismo treinados para orientar os passageiros.

Os interessados podem procurar por reservas nas estações das duas cidades, e os horários serão dois, de segunda-feira a quinta-feira; três às sextas-feiras e domingos e quatro aos sábados.

(Texto: Marcos Ivan, Redação Canal39, com informes da SETUR-SP)

Fotos: Divulgação.

Comentários