TEATRO: Desembargadores do Furgão estreia O Ovo da Cuca na Virada Sustentável Porto Alegre 2020

Solo da atriz Ana Pessoa estreia em formato on-line e instiga o público a refletir se ainda temos alguma liberdade para criar pensamentos próprios, mesmo diante de tantos monitoramentos, manipulação de notícias e mau uso de ferramentas tecnológicas.

Com máscaras e bonecos alegóricos O Ovo da Cuca reflete sobre a liberdade de pensamento da Humanidade

No dia 14 de Novembro de 2020 (sábado), às 13h30, o grupo Desembargadores do Furgão faz uma participação especial na 5ª edição da Virada Sustentável de Porto Alegre com a estreia de um novo espetáculo adaptado para o formato digital. "O Ovo da Cuca" será exibido pela TVE Local e pelo Youtube da Virada Sustentável simultaneamente através do link: https://www.youtube.com/watch?v=i_yMounea-8

Embalada pela trilha sonora de um violoncelo, "O Ovo da Cuca" é uma peça que transita pelas linguagens do Teatro e da Dança, utilizando-se de alegorias para formar uma sequência de imagens que retratam aspectos da liberdade.

O espetáculo, inicialmente criado para espaços públicos como parques e praças, ganhou uma versão on-line para ser apresentado durante a Virada Sustentável, convidando o público a refletir sobre tantos processos complexos pelos quais a Humanidade passa na atualidade.

Uma caixa artesanal de madeira e metal colocada em um espaço vazio representa um tipo de portal de nascimento ou passagem para um mundo diverso. Ao emergirem de dentro da caixa, diversos seres simbólicos que, a princípio se relacionariam com o público na rua, o espetáculo em sua versão virtual pretende surpreender o público da internet através de imagens e sensações dispostas com recursos de câmera e captação de imagem além de efeitos de edição.

Um olho que tudo vigia, Máquinas e Prisões. Um mundo regido pela alta velocidade, pelo consumo de imagens, pessoas, informações. A reprodução de discursos vazios. Imposições, opiniões formadas, preconceitos.  Humanos-massa, em massa.

Em um mundo moderno, porém totalmente vigiado e monitorado, qual seria o significado da real liberdade? Diante de um cenário mundial repleto de discursos prontos, opiniões enlatadas, manipulação diária de notícias, robôs produtores de conteúdo e as tão faladas Fake News, será que ainda possuímos a capacidade de distinguir verdadeiramente o que é um pensamento nosso e o que nos foi imposto a pensar?

O espetáculo lança mão de questionamentos que permeiam o cenário contemporâneo como o mau uso de ferramentas tecnológicas, o excesso de notícias falsas e a manipulação de dados, buscando entender como distinguir o que verdadeiramente se pensa e se ainda é livre o nosso pensamento.

O Ovo da Cuca é um espetáculo solo autoral de Ana Pessoa, desenvolvido de forma independente, durante meses de imersão em um processo artístico que instigou a atriz a inclusive construir, junto com a cenógrafa, Maria Zuquim, todos os objetos cênicos da montagem.

"A ideia inicial era refletir sobre a vida de uma mulher e suas etapas. Mas o mundo mudou e com ele minhas urgências. Deixei que as máscaras e os bonecos falassem e tomassem vida, e assim aprendi que LIBERDADE, mais do que uma palavra ou um conceito, é um ato contínuo", comenta a atriz

A atriz que é formada pela UNICAMP, desenvolve uma pesquisa em máscaras desde 2012, quando estudou Kathakali na Índia com o mestre Gopalakrishna e Topeng em Bali, com o mestre I Made Djimat. Em 2013 fundou com outras três pessoas o Grupo Desembargadores do Furgão no qual pesquisa transposição das máscaras Balinesas para o contexto do teatro popular brasileiro. O grupo já circulou por diversos festivais pelo Brasil, SESCs, equipamentos de cultura, espaços públicos e participou de importantes circuitos culturais como o Circuito Municipal de São Paulo e Circuito SESC de Artes em 2018.

Mais informações em: DESEMBARGADORES DO FURGÃO

FICHA TÉCNICA

GRUPO: Desembargadores do Furgão | CONCEPÇÃO E ATUAÇÃO: Ana Pessoa | CENOGRAFIA E FIGURINO: Maria Zuquim | CENOTÉCNICA: Marçal e Ana Pessoa | TRILHA SONORA: Rafael Gandolfo | PIANO: Paulo Leoncioni | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Luciana Gandelini

SINOPSE

Uma caixa de madeira abre-se em um universo peculiar que se relaciona com o público. Máquinas-prisões. Olhos que tudo vigiam. Consumo de imagens, informações. Reprodução de discursos. Imposições,  mentes censuradas, preconceitos. Homens e mulheres - massa, em massa. A peça é uma reflexão sobre diversos aspectos da liberdade por meio de máscaras, bonecos e objetos traz para cena, de forma simbólica e poética.

 

Quando: 14 de Novembro de 2020 (sábado) - Horário: 13h30 - Duração: 30 minutos

Onde: TVE e Youtube da Virada Sustentável

Classificação Livre

Grátis

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini 

FOTOS: Juliana Ketendjian 

Comentários