RECOMEÇO: Galeria Recreio volta a ter boa frequência em Aparecida
Local permaneceu fechado por conta da pandemia e retoma atividades com bom público em seu primeiro final de semana
Com a adoção de um rígido protocolo de segurança, a Galeria Recreio em Aparecida retomou neste fim de semana o atendimento aos turistas da cidade. A medida aconteceu após avanço da região para a Fase Verde do Plano São Paulo, o programa para a retomada de atividades econômicas do Governo do estado.
A volta das operações no espaço comercial aconteceu com a adoção de uma série de medidas de prevenção, para evitar o risco de contágio da COVID-19. As ações estabelecidas incluem:
· Reforço nos procedimentos de higienização e limpeza dos espaços comuns, como lojas, corredores, escadas e corrimãos;
· Uso obrigatório de máscara de proteção nas lojas e corredores e distanciamento obrigatório de 1,5m entre os visitante e funcionários, inclusive nas lojas e praça de alimentação;
· Distanciamento também será obrigatório nas escadas rolantes, com uma pessoa para cada três degraus;
· O uso dos elevadores será limitado a duas pessoas por vez, com prioridade aos portadores de necessidades especiais;
· Instalação de totens e dispensers de álcool em gel em pontos de acesso e na praça de alimentação. Lojas também disponibilizarão o produto para os clientes;
· Instalação de comunicação visual com orientações para visitantes e colaboradores, sobre distanciamento seguro e higienização das mãos;
· Adesivos irão indicar espaços que não devem ser ocupados nas mesas da praça de alimentação;
Além de todas essas medidas, todos os colaboradores e lojistas receberam orientações específicas para garantir a retomada segura das atividades e a segurança dos visitantes.
Revitalização
Principal acesso à Passarela da Fé, estrutura que liga o Centro Histórico de Aparecida ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Galeria Recreio foi reaberta ao público em outubro 2019, após uma obra de revitalização. Localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida, o prédio centenário foi modernizado e recebeu nova infraestrutura, para melhorar a receptividade dos devotos que passam pelo local.
Com 7.530m² de área construída, distribuídos em 4 pavimentos, o centro comercial, que pertence a Congregação do Santíssimo Redentor, agora oferece a seus usuários um ambiente seguro e confortável, com banheiros modernos, ambiente climatizado, caixas eletrônicos, sistema de som, praça de alimentação, além de 80 lojas, com diversas opções para presentes e lembranças. A acessibilidade também está garantida com a instalação de rampas, elevadores e escadas rolantes.
Outro destaque da obra é a fachada, que foi totalmente reformada, mantendo o conceito original do prédio, construído no final do século 19 e ampliado nas décadas seguintes. Ao todo a obra de modernização começou em janeiro de 2018 e chegou a contar com a participação simultânea de mais de 300 operários.
(Integrapress / Wilson Silvaston (Texto e Fotos)