GASTRONOMIA: MTur finaliza programa para impulsionar segmento

Anúncio aconteceu em live da ABAV Collab

MTur e especialistas conversaram sobre o desenvolvimento do turismo gastronômico durante ABAV Collab. Crédito: Divulgação

Somando promoção e qualificação a um programa estruturado para divulgação e desenvolvimento do Turismo Gastronômico, um encontro virtual realizado quarta-feira (30/09) entre especialistas no assunto converge para a consolidação de estratégias capazes de impulsionar o segmento.

O encontro, dentro da grade de eventos da ABAV Collab, foi mediado pela diretoria de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri e contou com a presença dos convidados: Ana Paula Jacques, doutora em desenvolvimento sustentável, mestre em Turismo e professora de gastronomia; e Hermano Fabrício, mestre em preservação do patrimônio cultural, diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“O turismo gastronômico tem relação direta com o turismo de base comunitária e pode ser um vetor de fomento e fortalecimento desse turismo, principalmente pensando em desenvolvimento local e regional. A matéria prima da cultura e da gastronomia podem trazer uma infinidade de produtos de experiência e fomentar o turismo criativo, um segmento muito promissor no Brasil, um terreno fértil e ainda pouco explorado”, ressaltou Facuri.

Fabrício, por sua vez, citando o vigésimo aniversário da política do patrimônio imaterial, celebrando este ano, o qual também é considerado como de grande apelo da construção da referida política surge da gastronomia. “Os alimentos evocam, simbolizam e representam. Quando se come um acarajé ou um queijo produzido em Minas Gerais, você está consumindo história e cultura. A busca pelo reconhecimento dessas práticas culturais é uma estratégia que as comunidades têm para o fortalecimento da sua identidade e da sua memória”, explicou.

“A gastronomia é uma ferramenta de valorização da nossa cultura, dos nossos biomas, e 20% da biodiversidade do planeta está no Brasil. Para fortalecer esse conceito, o MTur, as secretarias estaduais e municipais de Turismo, o meio acadêmico e o setor privado precisam ter momentos como este, promovido pela Pasta, para discutirmos a gastronomia como indutora para o desenvolvimento sustentável e para a promoção e atratividade do país”, destacou Ana Jacques

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informes do MTur)

 

 

 

 

 

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