RELIGIÃO: Cultos afro-brasileiros celebram Iemanjá em Caraguá

Edição 35 do evento acontece no dia 7 de dezembro, na Praia do Centro

Organizada pela Prefeitura da Estância Balneária de Caraguatatuba, por meio de sua Secretaria de Turismo, e tendo como palco do encontro a Praça Ton Ferreira, na Praia do Centro, a 35ª Festa de Iemanjá deve receber grande público local, turistas e integrantes das chamadas “tendas” ou “terreiros”, organizações nas quais se praticam os cultos afro-brasileiros.

Momento importante de integração, quando todo o ritual das religiões é realizado nas areias da praia, aos som dos tambores e cantos, muitas vezes em iorubá, idioma nativo ainda mantido vivo pelos descendentes dos negros trazidos para o Brasil nos tempos da colonização.

Para dar suporte aos frequentadores da Festa de Iemanjá, a Secretaria de Turismo disponibiliza 50 tendas, com medidas de 10mx10m, por exemplo, com ponto de energia eletrica; sanitários públicos da própria praia e com a possibilidade das instituições locarem banheiros químicos.

Há todo um regulamento para uso dos espaços, como horário de montagem das tendas, com altares e decoração; desmontagem, no dia 08 até as 18h; limpeza obrigatória do espaço utilizado e outros detalhes voltados à boa organização do evento.

Naturalmente os praticantes das religiões afro, popularmente conhecidas como Umbanda e Candomble, apesar de suas diversas denominações por conta das origens regionais, são organizados, mantêm a disciplina e respeitam normas e regulamentos.

Em todos os espaços demarcados acontecem as celebrações de cada “terreiro”, “barracão” ou “tenda” com as manifestações mediúnicas, passes e conversas com os visitantes.

Ponto alto da comemoração a Iemanjá é a entrega do barco com flores e perfumes, oferendas de gratidão e fé. Os encarregados das entregas adentram às águas entoando cânticos e pontos.

Na praia, a multidão faz a sua homenagem com champanhe, flores e perfumes, mantendo a consciência da preservação da segurança e evitando agredir o meio ambiente. Por isso, todos os materiais (garrafas, frascos, copos, etc) são recolhidos pelos próprios participantes.

O entorno da grande e bela imagem de Iemanjá, instalada na Praia, é local para se acender velas, fazer-se orações e, até, um tempo de recolhimento em plena “conversa” com a orixá.

Na oportunidade, inclusive, será possível conhecer muito sobre o sincretismo religioso, haja vista a presença de imagens de santos católicos nos altares das organizações participantes.

Além da religiosidade, o momento é rico em cores e imagens, tornando-se interessante até mesmo para quem somente assiste ao evento. Muitas fotos, ricas em expressões, podem ser clicadas pelos turistas.

Na foto ao lado, prefeito Aguillar Junior e líderes de diversas instituições presentes à Festa de 2018 (Todas as fotos: Cláudio Gomes / PMC, via Flikr).

As organizações religiosas afro-brasileiras que desejarem participar da Festa precisam se cadastrar, preenchendo formulário disponível no site oficial de Caraguatatuba. Clique aqui.

Os ônibus de excursão e de turistas precisam de autorização (clique para baixar e preencher). O envio dos pedidos de autorização deve ser por este e-mail.

Não será permitido estacionamento de carros no entorno da Praça Ton Ferreira.

Para ver muitas fotos de Cláudio Gomes, na Festa de 2018, CLIQUE AQUI.

SERVIÇO:

35ª Festa de Iemanjá

Caraguatatuba, Praia Ton Ferreira – Praia do Centro

Início: 07/12/2019, com abertura oficial às 19h30

Encerramento: 08/12/2019, às 8h.

Clique aqui e baixe o regulamento a ser observado pelas instituições inscritas.

Leia mais, sobre Iemanjá.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb36.001, Canal39)

 

Comentários