RESGATE: Aparecida é destino de projetos apresentados ao Conturesp para após pandemia

Trem dos Romeiros percorrerá trecho de SP até a Capital Mariana

Por conta da expressiva demanda reprimida, resultado dos protocolos estabelecidos para enfrentamento ao corona vírus, notória é – na retomada para o normal das atividades – a busca de todas as pessoas buscarem momentos de lazer.

O chamado Turismo de Proximidade será a tônica, haja vista a diminuição, pelo menos temporária, do poder aquisitivo da maioria dos cidadãos e a fase de superação do temor pelo risco de infecção.

Com olhos para esse parâmetro de comportamento e objetivando o resgate do transporte ferroviário de pessoas, os membros do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo privilegiaram dois importantes eixos em sua reunião do mês de setembro: o Trem dos Romeiros para atender à demanda do Turismo de Proximidade.

O destino dessa combinação de temas é a Capital Mariana do Brasil, a Estância Turístico-Religiosa de Aparecida, localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Estado de São Paulo.

Durante o evento do Conturesp, o secretário Executivo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Guilherme Miranda, focou sua fala na temática a respeito do Turismo de Proximidade.   “É certo que as pessoas que voltarem a viajar, após este longo período de pandemia, não vão querer ir muito longe, daí a denominação de Turismo de Proximidade. Isto significa deslocamentos mais curtos, no máximo num raio de 200 quilômetros em torno das capitais e grandes cidades. E o Estado de São Paulo tem tudo para este fim: praias, parques, serras, muito verde, inúmeros destinos a céu aberto e para tanto devemos estar preparados para essas viagens responsáveis, respeitando os protocolos e diminuindo as aglomerações”, destacou o secretário.

 Justificando sua posição, Miranda comentou o amplo leque de atrativos de bom nível capazes de atrair pessoas conscientes da necessidade de se praticar o Turismo Responsável.  “Oferecer o que está mais próximo é a lógica de São Paulo para São Paulo, e para tanto contamos com a linha mestra do secretário Vinicius Lummertz e com o apoio e ação dos membros do Conturesp. Vamos mostrar São Paulo”, finalizou.

Cruzeiro recupera “Trem de Prata”

Saudosistas e apreciadores das viagens ferroviárias têm boas novas: o “Trem de Prata” pode retornar aos trilhos da também saudosa Central do Brasil.

Oficinas da empresa THG Consultoria Viagens de Trem, localizadas em Cruzeiro (SP) já realizam trabalhos de recuperação em 10 carros, construídos em aço inox entre os anos 40 e 50 e realizaram incontáveis viagens pelo trecho SP/RJ no período de 1994 a 1998. Além dos vagões, está em recuperação uma locomotiva.

O projeto de resgate do “Trem de Prata” foi apresentado aos integrantes do Conturesp por Fábio Barbosa, conhecido como Fábio Fumaça, consultor em turismo ferroviário pela THG Consultoria Viagens de Trem.  “Atualmente estão em nossas oficinas de Cruzeiro, na fila para recuperação. Este meio de transporte vem ao encontro da modernidade com carro bar, restaurante, dormitórios e com a expectativa de termos 28 mil passageiros /ano”, explicou Fumaça. Disse também que este projeto do trem turístico considera importante o apoio da Setur, “uma vez que envolverá agentes e operadores de turismo para seu fomento, com muita mão de obra beneficiada diretamente, como mecânicos, maquinistas, guias de turismo e, até, indiretos, envolvendo hospedagens, gastronomia e artesanato”.

 

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informes da SETUR-SP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários