RELIGIÃO: Cardeal Turkson sugere atenção às zonas rurais no pós-pandemia

Carta do Vaticano é tema da Semana Mundial do Turismo 2020

No mês passado o Vaticano publicou carta assinada pelo Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, abordando a necessidade de todos os segmentos da sociedade e da administração dedicarem especial atenção às zonas rurais.

Destacando ter sido o turismo o setor mais afetado pelos efeitos diretos e indiretos da pandemia de COVID-19, a autoridade religiosa sugere, no contexto da publicação, renovação, preservação dos empregos e maior atenção à economia oriunda das atividades rurais.

A crise, sem precedentes, causou prejuízos globais ao trade turístico, limitando a mobilidade humana e, consequentemente, restringindo viagens e concentração de público, causando danos à economia mundial no porte de US$ 1,2 bilhão.

Dentro dessa ótica, o Vaticano estabelece uma espécie de “saída” para recuperação do setor turístico: incentivos ao turismo rural ou ecológico, considerando a temática do texto como muito providencial, por mostrar um meio de recuperação privilegiando a programação de viagens curtas, visitas a vilarejos, passear por estradas e “descobrir” lugares escondidos dos olhos das multidões.

“Trata-se da promoção do turismo sustentável e responsável que, realizado segundo os princípios de justiça social e econômica e no pleno respeito ao ambiente e às culturas, reconhece a centralidade da comunidade local hospedeira e seu direito de ser protagonista no desenvolvimento sustentável e socialmente responsável do próprio território”, diz o Cardeal Turkson.

O religioso explica, ainda, a motivação capaz de ser proporcionada, às famílias da zona rural, por esse tipo de turismo, destacando – ainda – o valor de “entrar em relação com o outro e com a natureza”. Essa é a sugestão do Vaticano, como se apresenta no texto da Carta, para as novas práticas no enfrentamento ao pós-pandemia.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39)

Comentários