RECEPTIVO: Cursos capacitam condutores para atendimento em espanhol e inglês

Mais de 900 profissionais atenderão nos Parques Nacionais falando em outros idiomas

Condutores se capacitarão em idiomas como inglês e espanhol para aprimorar seus serviços. Crédito: ICMBio

Iniciado na quinta-feira, 27/8, o programa de capacitação para condutores de visitas nos Parques Nacionais deve capacitar aproximadamente 950 profissionais, dotando-os de condições para receber visitas internacionais e falando nos idiomas inglês e espanhol.

Os cursos, com promoção do Ministério do Turismo, tiveram seus primeiros alunos oriundos de seleção realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBios) e com foco na qualificação daqueles tantos que atuam nas Unidades de Conservação (Ucas) sob a gestão federal.

O turista será mais bem atendido, com vantagens na experiência de passear pelas unidades de conservação.

Resultado da parceria entre MTur, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Federação Nacional dos Guias de Turismo (FEGNATUR) e COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Alto do Paraíso (GO).

A previsão do programa é capacitar 4,2 mil guias e turismo e condutores. “Esse é só o início de um trabalho que o Ministério do Turismo está realizando para trazer aos turistas e visitantes de parques a melhor experiência em suas viagens. A iniciativa será uma das molas para que o setor turístico volte com tudo após este período que passamos”, aponta Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo.

Os Guias de Turismo têm previsão de inscrição para seleção e, ainda, para a referida capacitação, a partir do mês de outubro, contando com a monitoração das entidades citadas.

Serão 70% de vagas para os cursos de inglês e os demais 30% para espanhol. A estimativa é de, no total, haver mais de 2,8 mil possibilidades para os guias vinculados à Fegnatur.

espanhol. No total, haverá mais de 2,8 mil oportunidades para guias atendidos pela Fenagtur. Os processos de seleção serão realizados pelas próprias instituições.

Importante ferramenta para o melhor desempenho dos profissionais, a capacitação busca melhorar a qualidade da prestação de serviços, tornando o país bastante diferenciado como destino turístico.

O MTur continua prospectando ofertas para capacitação gratuita, formatando parcerias para contemplar os diversos segmentos do trade.

 

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39).

 

Comentários