TURISMO: OMT e Pesquisa apontam importância da retomada

Prejuízos precisam ser interrompidos e protocolos devem ser mantidos

Zurab Pololikashvili, à esquerda, durante recente videoconferência realizada pela SETUR-SP (Reprodução da internet)

Em nota divulgada na terça-feira, 18, Zurab Pololikashvili, o secretário-geral da OMT – Organização Mundial do Turismo, afirma ser possível a retomada segura do turismo.

Em sua declaração, Zurab aponta queda de quase 320 bilhões de dólares na movimentação turística europeia, representando (somente em cinco meses de 2020) o triplo dos prejuízos havidos quando da Grande Recessão de 2007-2009, a qual já afetou muito o trade.

 “Nas últimas semanas, o turismo global tem liderado o caminho na busca e implementação de soluções que ajudarão na adaptação à nova realidade. Testes rápidos, mas rigorosos em portos e aeroportos, e aplicativos de rastreamento e rastreamento têm o potencial de impulsionar o reinício seguro do turismo”, destacou o secretário.

Considerando a importante contribuição do turismo como verdadeiro esteio do desenvolvimento sustentável, promovendo a inclusão, Pololikashvili aponta, ainda, sua fala para o momento pré-pandemia, alertando a necessidade da adoção total das medidas propostas. “Adiar vai desfazer todos os avanços que fizemos”, finalizou.

NO BRASIL

Dados divulgados pela empresa Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing apontam resultados de um terceiro levantamento, realizado em julho.

Os planos dos brasileiros entrevistados apontam que uma fatia de 19% planeja, decididamente, viajar a passeio ainda em 2020. Os demais entrevistados ainda continuam sem definição ou acreditam numa possibilidade somente em 2021. Destes, 41% pretendem passear ano que vem.

PROTOCOLOS

A maior parte dos entrevistados afirma sua preferência em se hospedar em hotéis os quais praticam as normas estabelecidas pelos protocolos sanitários de enfrentamento ao Corona vírus.

Dessa maneira, é clara a necessidade da adoção e manutenção das práticas estabelecidas, fator preponderante para estabelecer confiança do turista para com o meio de hospedagem escolhido. Em síntese, 90% dos entrevistados aponta a necessidade de maior higienização dos ambientes, distribuição de álcool em gel ou exigência do uso de máscaras.

Um total de 1.090 questionários foi aplicado em todas as regiões brasileiras. Nesse momento específico, o objetivo da pesquisa foi levantar o sentimento geral do público em relação ao turismo.

(Marcos Ivan, da Redação Canal39, com informes da SETUR-SP)

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