PATRIMÔNIO: MTur possibilita restauração de complexo ferroviário em Cruzeiro
Obras devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2021
Estação ferroviária tem grande importância histórica. Créditos: Marc Ferrez (Acervos Instituto Moreira Salles e Biblioteca Nacional) e Prefeitura de Cruzeiro.
Com projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, a Estação Ferroviária do município de Cruzeiro, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, passará a receber intervenções no sentido de sua revitalização, resgatando parte do legado ferroviário e incrementando a infraestrutura turística local.
Com previsão de entrega ainda nos primeiros seis meses de 2021, as obras devem recuperar o máximo possível da extinta Rede Ferroviária Federal S/A. Devem passar por obras os espaços da Estação Ferroviária, Pátio, Oficina, Rotunda, Estação Rufino de Almeida e Praça do Cinquentenário.
Para Khaled Penna Valle, secretário de Políticas Públicas de Cruzeiro, a cidade difere, em sua história, das demais cidades regionais. Enquanto estas tinham sua economia fundamentada nos ciclos do ouro e do café, “Cruzeiro desenvolveu-se através do advento da ferrovia e fundamentou-se em uma sociedade urbana. Esse fato fez com que a cidade herdasse um patrimônio cultural ferroviário único”, destacou.
Segundo ainda o secretário, pelo seu valor como incremento do potencial turístico, proporcionando emprego e renda, além da transformação social e – consequentemente – o desenvolvimento e crescimento do município, os marcos ferroviários precisam ter sua preservação.
Historicamente, a contribuição da ferrovia é inegável quanto à formatação urbana de Cruzeiro, juntando modernidade e tradição, conforme é possível constatar em tese de doutorado escrita pela historiadora Cláudia Ribeiro: “O Momento: um espaço de luta ferroviária na cidade de Cruzeiro em 1933”.
(Marcos Ivan, dA redação do Canal39, com informações do MTur)