APROVAÇÃO: Taubaté passa pela análise dos técnicos e caminha para ser MIT

Com a aprovação, certificação depende apenas das últimas ações

Secretário Márcio Carneiro (camisa estampada) da Cultura e Turismo, com personalidades envolvidas em ações pelo Turismo de Taubaté (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Taubaté tem projeto para MIT aprovado pelo GAMIT da Setur SP

Conforme o Canal39 informou, recentemente,  por meio de videoconferência com o presidente da AMITUR – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, diversos municípios paulistas tiveram seus Projetos de Lei, sempre patrocinados por um parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, analisados e obtiveram uma dessas 3 posições dos técnicos do GAMIT: aprovado, devolvido ou reprovado.

O Projeto de Lei 440/2018 (anexado ao PL 682/2019) ambos assinados pelo deputado Edmir Aurichio, havia sido colocado numa posição “stand by”, pois os analistas decidiram fazer uma reanálise de referido dossiê.

Com os detalhes reanalisados, conferidos e, principalmente, a Lei do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Taubaté, o aval  foi dado pelos técnicos e, desde o dia 22 de julho passado o município soma no grupos das cidades as quais aguardam a aprovação dos projetos de lei, normalmente votados em bloco pelas lideranças, para seguir à sanção do Governador João Doria.

Todos os municípios contemplados com a aprovação do seu Projeto de Lei precisam, agora, contar com a velocidade nas decisões para acontecerem dois processos: o de ascensão e queda de duas (ou três) estâncias e o ranqueamento para avaliação de desempenho dos atuais 140 MITs – Municípios de Interesse Turístico, caso não haja, por parte da ALESP, a ampliação do número de vagas para MIT.

De conversas anteriores com o pessoal da AMITUR, as possibilidades são amplas, pois o ranking deve estabelecer paradigmas para avaliação de desempenho dos municípios considerando-se seu porte e seu potencial turístico. Há  quem considere, até, a “queda” de perto de 50% dos atuais MITs, para a subida de novos classificados.

Taubaté figura, com merecimento, dentre esses contemplados com a aprovação, após criteriosa análise realizada pela equipe de técnicos do GAMIT – Grupo de Análise dos Municípios de Interesse Turístico.

Muitos outros municípios tiveram seus Projetos de Lei arquivados, por conta do final da legislatura anterior, e os deputados signatários não se habilitaram em proceder ao desarquivamento e readequação dos mesmos.

(Texto: Marcos Ivan, MTb 36001, da redação do Canal39)

Comentários