VÍDEO: Prefeitos do Vale decidem avançar para a fase amarela do Plano São Paulo

Decretos devem autorizar bares, restaurantes, salões de beleza e academias

LEIA A NOTÍCIA E ASSISTA AO VÍDEO

Em decisão, conforme Ortiz Junior, prefeito de Taubaté, não firmada sobre posicionamento ideológico ou político-partidário, gestores de cidades do Vale do Paraíba passam a praticar os protocolos sanitários estabelecidos para a Fase Amarela do Plano São Paulo.

Com o anúncio do governador Doria sobre a manutenção da Região na fase laranja, os prefeitos, em reunião do Codivap, decidir avançar para a próxima fase, permitindo o funcionamento de bares, restaurantes e salões de beleza e academias.

Os decretos, os quais deverão ser de contexto comum a todos (seguindo o de São José dos Campos, com publicação prevista ainda para esta sexta-feira) apenas com a adequação para cada município, devem ser publicados ainda entre o final e o começo da semana, haja vista a liberação passar a ter validade a partir de segunda-feira, 27.

Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos, desde o início do isolamento social, tem lutado para a mais ampla abertura dos diversos segmentos das atividades comerciais e prestação de serviços. Em sua fala, durante o anúncio desse avanço, mesmo contrapondo o novo decreto estadual, o administrador joseense se declara convicto de já estarem, os municípios, adequados à fase amarela.

Conforme o Decreto, os bares e restaurantes envolvidos nesta decisão, podem atender ao público com limitação de 40% de sua capacidade. Já os salões de beleza e academias, respeitando o exigido em termos de cuidados sanitários (máscara, álcool gel e higienização constante dos equipamentos e ferramentas) também estarão liberados para atender ao público.

A região teve, nas últimas 48h, registro de 1,3 mil casos de COVID-19. Os administradores municipais alegam a ocorrência de uma falha na implantação dos dados no sistema totalizador no estado, provocando essa “explosão” de casos em tão pouco tempo.

Houve, ainda, o anúncio de ser formalizada, por meio de ofício, essa decisão junto ao Governo do Estado.

CLIQUE PARA ASSISTIR AO VÍDEO

CLIQUE PARA ASSISTIR A UMA EXPLICAÇÃO DE FELÍCIO RAMUTH, PREFEITO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

(Com informações do Codivap e Sincovat / Foto: Frame de vídeo do Boletim Urgente Sincovat)

 

Comentários