GESTÃO: Secretaria de Turismo faz pesquisa com dez mil agências do Estado
Mapeamento indicará expectativa dos consumidores quanto à retomada das viagens
(Foto meramente ilustrativa - Festa da Içá (Turismo Gastronômico em Silveiras, SP) - Créditos: Edna Maischberger, Canal39)
Conhecer melhor os produtos oferecidos pelas 10 mil agências de turismo em situação regular no Estado de São Paulo, que fazem parte do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo (Cadastur). Com esse objetivo, a Secretaria de Turismo iniciou esta semana uma pesquisa online elaborada pela Coordenadoria de Turismo junto com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).
A pesquisa terá dois grandes grupos de informações. O primeiro identificará o perfil das agências – se de turismo emissivo ou receptivo. E, na sequência, quais são os produtos e destinos turísticos que estão sendo mais vendidos atualmente e para qual período. Informação que ajudará saber como está a retomada do setor. Há também um olhar mais detalhado para os roteiros comercializados para viagens dentro do próprio Estado: os já vendidos regularmente e quais destinos as agências gostariam de conhecer melhor.
Segundo a Secretaria, esse mapeamento possibilitará uma visão mais clara dos atrativos turísticos do Estado que estão prontos para o mercado. Ajudará ainda os consumidores na identificação dos roteiros e temas, como o ecoturismo ou o turismo religioso, já montados pelas agências.
O Cadastur é o sistema online de cadastro de empresas e profissionais do setor de turismo. Seu objetivo é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Além das Agências de Turismo é obrigatório para acampamentos turísticos, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos; transportadoras turísticas e guias de turismo.
(Assessoria de Imprensa / SETUR-SP)