ARTIGO: A desagradável fragilidade dos Planos Municipais de Turismo

Texto de Eduardo Mielke, Série SIMTUR - Política de Turismo

(Ilustração da postagem original)

Vamos ao ponto.

PMTs de fundamento tem que trazer no mínimo duas coisas para começo de conversa.

PRIMEIRO: Orçamento, ou melhor dizendo, quem pagará a conta das ações que constam no documento. É vital deixar claro principalmente, o que é responsabilidade do poder público, e o que não é.

SEGUNDO. Intermediários – canais de distribuição – Operadoras/Agências/OTAs. Quem são e como irão se envolver na execução do PMT? Entenda. Como gerar fluxo turístico, se na elaboração dos PMT analisados há uma irritante ausência de intermediários?

É algo como querer abrir uma concessionária de carros e chamar um açougueiro para vender. Não vai dar certo.

Percebe o porquê que aquela Rota que está no plano não vende???

Turismo é negócio.

Turismo é mercado.

Turismo é um instrumento de valorização e venda do que um Município tem. Ponto. Um plano desenhado para dar resultados de verdade, traz foco em cima de números. E por de trás destes números é que se criam as estratégias, se analisam e se discutem com o COMTUR os riscos e possíveis impactos. E não ao contrário. Não há nada mais superficial que ler algo como “…o objetivo é apoiar a comercialização…”. Do que que você tá falando? E quando fala em promover o Município então, usando a palavra marketing para designar o que na verdade, significa promoção? Sem falar nos Jesus-me-chicoteia, jargões do tipo, “indústria do turismo”, “cadeia produtiva do turismo”. Além de serem tecnicamente errados, escancara um universo de entusiastas…

Não é a toa que a SECTUR recebe menos que 0.6%. Não é à toa aquela falta de prestígio tão comentada aqui em textos anteriores. Já passou da hora dos PMT fazerem parte de uma Política Nacional de Turismo que oriente o pessoal lá na ponta. Falta treinamento adequado para que os técnicos das SECTUR busquem as informações certas e os parceiros certos. Tem muita gente boa que desperdiça tempo em coisas que não levam a nada.

 Fim da linha!!! Pense nisso.

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

(Publicação autorizada pelo autor, Dr. Eduardo Mielke)

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar

 

 

Comentários