ARTIGO: A desagradável fragilidade dos Planos Municipais de Turismo
Texto de Eduardo Mielke, Série SIMTUR - Política de Turismo
(Ilustração da postagem original)
Vamos ao ponto.
PMTs de fundamento tem que trazer no mínimo duas coisas para começo de conversa.
PRIMEIRO: Orçamento, ou melhor dizendo, quem pagará a conta das ações que constam no documento. É vital deixar claro principalmente, o que é responsabilidade do poder público, e o que não é.
SEGUNDO. Intermediários – canais de distribuição – Operadoras/Agências/OTAs. Quem são e como irão se envolver na execução do PMT? Entenda. Como gerar fluxo turístico, se na elaboração dos PMT analisados há uma irritante ausência de intermediários?
É algo como querer abrir uma concessionária de carros e chamar um açougueiro para vender. Não vai dar certo.
Percebe o porquê que aquela Rota que está no plano não vende???
Turismo é negócio.
Turismo é mercado.
Turismo é um instrumento de valorização e venda do que um Município tem. Ponto. Um plano desenhado para dar resultados de verdade, traz foco em cima de números. E por de trás destes números é que se criam as estratégias, se analisam e se discutem com o COMTUR os riscos e possíveis impactos. E não ao contrário. Não há nada mais superficial que ler algo como “…o objetivo é apoiar a comercialização…”. Do que que você tá falando? E quando fala em promover o Município então, usando a palavra marketing para designar o que na verdade, significa promoção? Sem falar nos Jesus-me-chicoteia, jargões do tipo, “indústria do turismo”, “cadeia produtiva do turismo”. Além de serem tecnicamente errados, escancara um universo de entusiastas…
Não é a toa que a SECTUR recebe menos que 0.6%. Não é à toa aquela falta de prestígio tão comentada aqui em textos anteriores. Já passou da hora dos PMT fazerem parte de uma Política Nacional de Turismo que oriente o pessoal lá na ponta. Falta treinamento adequado para que os técnicos das SECTUR busquem as informações certas e os parceiros certos. Tem muita gente boa que desperdiça tempo em coisas que não levam a nada.
Fim da linha!!! Pense nisso.
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Obrigado pela confiança.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa
(Publicação autorizada pelo autor, Dr. Eduardo Mielke)
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