ORIGENS: Museu da Imigração inaugura instalação videográfica com homenagem às famílias

Vídeo-obra “SobreNomes” contará com registros enviados pelo público em campanha interativa

O que o seu sobrenome representa para você?

Origem, conexão com a trajetória dos antepassados e família podem ser algumas das primeiras associações que surgem ao nos depararmos com essa pergunta. Com base na reflexão do que essa palavra significa, o Museu da Imigração - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - contará com a instalação videográfica “SobreNomes” de 18 de fevereiro a 30 de junho.

A produção, dinâmica e atual, visa dar continuidade ao grande painel de madeira da exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, confeccionado com o propósito de prestar uma homenagem aos migrantes que passaram pela Hospedaria do Brás durante o seu funcionamento (1887 - 1978), que conta com cerca de 12 mil registros entre os mais pesquisados no Acervo Digital do MI.

Com o objetivo de aproximar as histórias da antiga Hospedaria e as das milhares de pessoas que, hoje, não se reconhecem representadas nessa parede tão afetiva para os visitantes, a ação interativa captou, ao todo, mais de 1.600 registros. Sobrenomes de diferentes origens, de famílias que vieram no passado e das que chegaram ao Brasil recentemente foram enviados por meio de um contato de WhatsApp entre os meses de novembro e dezembro de 2019.

Ao inaugurar uma instalação que foi produzida colaborativamente, com a contribuição do público - e participação até mesmo de pessoas que estão fora do País -, buscamos que ainda mais famílias se sintam hoje representadas nos espaços do Museu. Para nós, é muito importante aproximar as pessoas do dia a dia da instituição e instigar uma percepção sobre a relação da imigração no passado e no presente”, reflete a diretora executiva, Alessandra Almeida.

Serviço

Instalação Videográfica “SobreNomes”

Data: 18 de fevereiro até 30 de junho

Hora: terça a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 10h às 17h

Entrada: R$10

Local: Museu da Imigração

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

Museu da Imigração

Assessoria de Comunicação

Joanna Flora / Thâmara Malfatti / Caroline Nóbrega

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Foto da capa: Parede de Nomes, instalação existente no Museu da Imigração - Créditos: Marcos Ivan, Canal39

Comentários