EFCJ: Tarcísio assina autorização para publicação do Edital de Leilão para a concessão

Cronograma tem importante avanço logo nesse começo de ano

TEXTO: Marcos Ivan de Carvalho, MTb91.207/SP

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA, gerada por IA chatgpt

 

Demonstrando sua preocupação em dar celeridade aos projetos qualificados junto à Secretaria de Parcerias em Investimentos, o governador Tarcísio de Freitas postou, na noite de segunda-feira 12, em sua rede social, a informação de ter assinado a autorização para a publicação do Edital de Leilão para concessão, à iniciativa privada, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Em seu post Tarcísio disse, em texto: “acabamos a segunda-feira assinando o decreto que libera a licitação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Essa ferrovia com tanta história vai renascer, trazendo beleza e prosperidade, renovando o turismo de toda região”.

Em breve vídeo, no mesmo post, o governador alinhou as principais ações do Projeto EFCJ: “Estamos assinando esse Decreto de Licitação da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Mais um importante passo nesse programa ferroviário, nesse programa de investimentos do Estado de São Paulo. A estrada de ferro foi concebida no início do século XX, por sanitaristas, para levar pacientes que buscavam o alto da Serra da Mantiqueira para fazer o tratamento para tuberculose”.

O chefe do Executivo paulista destacou o valor histórico e turístico alcançado pela ferrovia e a situação de abandono ao longo dos últimos anos.

“Agora ela vai ser revitalizada, vai receber investimentos. Nós vamos ter agregação de investimentos do Museu da História Ferroviária; no Parque Reino das Águas Claras, em Pindamonhangaba. Vai ser importante para que sai, por exemplo, de Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal para curtir o ar bucólico, os restaurantes. Enfim, vai ser importante para o turismo da Região da Serra da Mantiqueira”, destacou Tarcísio de Freitas.

Fechando a postagem, o governador foi enfático ao dizer que “eu tenho certeza que vai impulsionar divisas, gerar emprego, vai gerar oportunidade e é mais um passo na recuperação do transporte ferroviário de passageiros aqui no nosso Estado”.

Essa é uma importante notícia, considerando-se os atrativos naturais da Região Serrana e a sua interação com o trecho plano (em Pindamonhangaba) o qual está contido no projeto de concessão como um capítulo a exigir mais tempo e investimentos, considerando-se a maior quilometragem e todo o trabalho de revitalização do leito ferroviário, com adoção de moderna tecnologia (cremalheiras, para maior segurança ferroviária).

O Edital de Leilão está previsto para ser publicado e finalizado ainda no primeiro semestre de 2026, devendo o Leilão e a assinatura do Contrato ocorrerem no segundo semestre.

Pelo cronograma anunciado nas duas audiências públicas realizadas em 2025, a revitalização da “Estradinha” contempla:

. Primeiro trecho entre Emílio Ribas (Capivari) até o portal de Campos do Jordão.

. Segundo trecho: de Emílio Ribas até a denominada Estação Nova Portal, ainda em Campos do Jordão;

. Terceiro trecho: integrando Emílio Ribas até Eugênio Lefévre (em Santo Antônio do Pinhal)

O quarto momento das ações poderá contemplar a revitalização do trecho urbano de Pindamonhangaba, principalmente por conta de alguns apontamentos sugeridos pela gestão do município e que demandarão estudos e projetos, caso sejam inseridos no dossiê inicial e de acordo com o vencedor do Leilão.

Comentários