DESTAQUE: o Turismo Ferroviário Paulista está nos Trilhos

Saiba como entender melhor o Programa do Turismo Ferroviário

Recortes de falas quando do lançamento do Programa de Turismo Ferroviário

Quando do lançamento oficial do Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas disse que “a visão é transformar o modal ferroviário em uma experiência turística única, capaz de conectar regiões e valorizar as paisagens, o patrimônio e as tradições culturais do nosso estado. Ao longo dos próximos anos serão investidos recursos na recuperação de estações históricas, na criação de circuitos temáticos e na promoção de destinos encantadores que reafirmam São Paulo como um polo de turismo de excelência”.

Por sua vez, Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens destacou que, “com quase uma dezena de trechos em operação, como o expresso São Paulo-Paranapiacaba, no distrito de Santo André, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo aposta no modal que tornou o nosso Estado a locomotiva econômica do Brasil para acionar uma extensa cadeia de serviços ligadas ao setor, como meios de hospedagem, atrativos, bares e restaurantes”.

Titular da pasta estadual dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve declarou que “assim como os investimentos em infraestrutura ferroviária, o fortalecimento do turismo ferroviário faz parte de uma visão integrada de desenvolvimento, que busca melhorar a qualidade de vida da população, promover a sustentabilidade e ampliar o potencial turístico do estado”.

Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas contribuiu afirmando que sua pasta também estava “desenvolvendo diretrizes e referências que garantirão a continuidade e a relevância dos nossos ativos de memória e dos museus ferroviários. Acreditamos que a cultura ferroviária é um ativo vital para o patrimônio, o turismo e o desenvolvimento econômico do Estado, e estamos comprometidos em fortalecer essa conexão”, disse Marton.

Pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini foi categórico ao comentar que “o Estado de São Paulo tem sua história ligada às ferrovias e o Governo Estadual está empenhado em resgatar as ferrovias, que possibilitaram o desenvolvimento e industrial e agrícola do Estado. Além disso, esse foi um importante meio de transporte para milhões de pessoas. Mas os trens também têm vocação para fomentar o turismo em São Paulo”.

Essas falas estão contidas no documento PROGRAMA DE TURISMO FERROVIÁRIO, disponível no site da SETUR SP. Nesse mesmo Programa há um texto de apresentação do qual extraímos o seguinte:

“O crescimento e redescoberta do modal ferroviário para o turismo é um movimento de âmbito nacional que se consolida. São Paulo se propõe a organizar e estruturar a infraestrutura e a oferta turística em um plano com alcance de cerca de dez anos, até 2033, vindo a constituir-se na maior
rede de turismo ferroviário do Brasil”.

Conheça mais sobre a importância do Turismo Ferroviário no estado de São Paulo acompanhando o PAPO39, live com a presença do convidado Fábio dos Santos Barbosa, o conhecido Fábio Fumaça, doutor em Turismo, especialista em Turismo Ferroviário, presidente da ANPF – Associação Nacional de Preservação Ferroviária Sorocabana; presidente do Conselho Deliberativo da AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

QUANDO?

Dia 17 de novembro, a partir das 19h30

ONDE?

YOUTUBE: @CANAL39TURISMO

FACEBOOK: CANAL39

Comentários