GASTRONOMIA: A Estância Climática de Cunha anuncia o 5º Festival do Queijo de Cunha de 29 a 31 de agosto de 2025

Evento une o primeiro Concurso do Sudeste de Queijos Artesanais, capacitação técnica, valorização da juventude rural e a rica tradição queijeira de Cunha, com feira de negócios

FONTE: Assessoria de Imprensa
 

A Estância Climática de Cunha, conhecida por suas lavandas, cerâmicas, montanhas e cachoeiras, se consolida como capital do queijo artesanal paulista ao realizar o 5º Festival do Queijo de Cunha, entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Cunha por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Turismo, tem como foco valorizar a produção de queijos artesanais, fomentar o turismo rural e impulsionar a economia local por meio da capacitação de jovens e da promoção de produtos de excelência da região.

“É por meio da agregação de valor, capacitação e regularização que o produtor rural consegue crescer com sustentabilidade financeira. O Festival é uma vitrine dessa transformação e da força da nossa terra”, destaca o secretário da Agricultura, Francisco Alves de Oliveira Filho.

Segundo o prefeito Rodrigo Sérgio do Nascimento, “ao unir formação técnica, negócios e cultura, Cunha mostra seu protagonismo na produção queijeira e na geração de oportunidades para a juventude rural”.

Destaque: o primeiro Concurso Sudeste de Queijos Artesanais

Um dos grandes marcos desta edição é a realização do 1º Concurso Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais, promovido pela renomada Associação SertãoBras, referência nacional na valorização dos queijos artesanais brasileiros e organizadora do Mundial do Queijo Brasil.

Este será o primeiro concurso oficial a reunir queijarias artesanais dos três estados do Sudeste (SP, MG, RJ e ES), oferecendo uma ampla e inédita oportunidade para que produtores da região tenham seus queijos avaliados por uma equipe técnica especializada, formada por jurados experientes e reconhecidos no cenário nacional e internacional.

O concurso não apenas valoriza a diversidade e a qualidade dos queijos da região, como também impulsiona a visibilidade dos produtores do sudeste junto ao mercado e ao público consumidor.

Formação e curso; feira e produtos regionais.

Integrando o Festival, será lançada a Formação Queijeira das Serras de Cunha, com curso técnico de 3 meses voltado à juventude rural, em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Os alunos atuarão durante o evento, inclusive com seus próprios queijos sendo avaliados no Concurso.

Além disso, será oferecido um Curso de Queijista voltado a amantes do queijo, ou profissionais que trabalham com queijo como: chefs de cozinha, donos de empórios e lojas especializadas, produtores de festas e eventos, sommeliers entre outros. Com conteúdo teórico e prático, o curso abordará temas como regras de higiene, gestão de frios e climatização ideal, embalagens, rastreabilidade e mercado, anatomia do queijo e famílias sensoriais, 4 combinações práticas de queijo + bebida, a maturação e sua influência nos sabores. As inscrições estarão disponíveis e breve no site oficial do evento.

A Feira de Negócios e Produtos Regionais reunirá mais de 40 expositores, incluindo queijarias premiadas de diversas regiões e produtores locais de mel, azeite, vinho, charcutaria e pães, todos harmonizando com o universo queijeiro do Sudeste.

Gastronomia, cultura e turismo

A programação inclui palestras técnicas, demonstrações gastronômicas ao vivo, harmonizações com vinhos e azeites, shows musicais e participação de restaurantes locais com pratos à base dos queijos do festival.

Com expectativa de atrair milhares de turistas, o Festival é hoje um dos principais eventos do interior paulista voltado à valorização do queijo artesanal e ao desenvolvimento sustentável do campo.

 Serviço

29 a 31 de agosto de 2025

Sexta-feira (29/08): 14h às 18h

Sábado (30/08): 10h às 20h

Domingo (31/08): 10h às 16h

Estância Climática de Cunha (SP) – Parque Lavapés

10h às 20h

(12) 3111-2606 | (11) 976723413 (Cíntia)

www.festivaldoqueijo.com.br

Instagram: @festival_do_queijo_de_cunha

Facebook: @festivaldoqueijodecunha

1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais com quase 650 queijos inscritos

Concurso inédito reunirá queijos de SP, MG, RJ e ES com avaliação de 90 jurados especializados durante o 5º Festival do Queijo de Cunha

Pela primeira vez, os quatro estados da Região Sudeste do Brasil estarão unidos em um grande encontro queijeiro. O 1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais, que acontece de 29 a 31 de agosto, no Parque Lavapés, na cidade de Cunha (SP), vai reunir quase 650 queijos artesanais inscritos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo – uma amostra inédita da diversidade e excelência da produção regional.

O objetivo do prêmio é destacar e fortalecer a cultura queijeira dos quatro estados, promovendo integração, visibilidade e valorização dos pequenos e médios produtores da região, além de fortalecer os vínculos entre tradição, inovação e mercado. O concurso é promovido pela Prefeitura da cidade de Cunha e organizado pela Associação SertãoBras, entidade referência no setor e organizadora do Mundial do Queijo do Brasil, que conta com quase, 300 queijeiros associados em todo o país.

Durante os três dias de evento, 90 jurados – entre técnicos, especialistas, queijistas, produtores experientes e amantes do queijo – passarão por capacitação rigorosa para avaliar os produtos em mais de 30 categorias, que incluem desde queijos frescos a mofados brancos e azuis, autorais, de leite cru, e feitos com leite de vaca, cabra e búfala.

 Para Débora Pereira, jornalista e presidente da SertãoBras, “esse prêmio é mais do que uma competição: é um movimento que evidencia a qualidade dos nossos queijos artesanais e valoriza o saber-fazer de cada território”.

O concurso integra a programação do 5º Festival do Queijo de Cunha, que também contará com feira de negócios, curso de queijista gastronomia, atrações musicais e capacitação técnica de jovens por meio da Formação Queijeira para Jovens, realizada em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Segundo Rodrigo Sérgio do Nascimento, prefeito da cidade de Cunha, “ao unir formação técnica, negócios e cultura, Cunha mostra seu protagonismo na produção queijeira e na geração de oportunidades para a juventude rural para os produtores e para o turismo”.

Cunha, além de seu apelo turístico, também possui tradição na produção queijeira. O município localizado entre as Serras da Bocaina e do Mar, é um dos maiores produtores de leite do estado de São Paulo. Dos 80mil litros de leite produzidos diariamente, 40% são destinados à produção de queijos. Dados do IBGE (2023) revelam que aproximadamente 70% dos aprox. 1.500 produtores de leite da região fabricam queijos artesanais, o que demonstra a relevância e o potencial de desenvolvimento do setor queijeiro local.

Serviço

1º Prêmio Sudeste de Queijos Artesanais Data: 29 a 31 de agosto de 2025

Local: Parque Lavapés – Estância Climática de Cunha (SP)

Horários:

Sexta (29): 14h às 18h

Sábado (30): 10h às 20h

Domingo (31): 10h às 16h

 Mais informações:

(12) 3111-2606 (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Cunha- SP)

(11) 97672-3413 (Cíntia)

www.festivaldoqueijo.com.br

Instagram: @festival_de_queijo_de_cunha

Facebook: @festivaldoqueijodecunha

Comentários