CULTURA: Caxias do Sul apresenta tema da Festa da Uva 2026

Edição marca os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e os 95 anos do evento, com foco nas pessoas, nas raízes e na força da comunidade

FONTE: Assessoria de Imprensa Festa Nacional da Uva 2026

O tema escolhido para a 35ª Festa Nacional da Uva, “Fruto de um sonho imigrante”, foi apresentado à comunidade em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 12 de agosto, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul (RS). Mais do que um mote, a frase traduz o espírito da edição de 2026, que convida Caxias do Sul e região a olharem para o passado com orgulho e para o futuro com acolhimento. A Festa celebrará os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando também os 135 anos de emancipação do município e os 95 anos da própria Festa.

A edição de 2026 reforça a centralidade da participação popular como marca registrada, trazendo o conceito de que a Festa Nacional da Uva é feita por pessoas e para pessoas, reforçando ainda mais o chamamento para que todos sintam-se parte do evento. Um dos objetivos é fazer com que a diversidade seja o coração da Festa Nacional da Uva de 2026. “Caxias do Sul nasceu do sonho de quem atravessou um oceano para recomeçar. Hoje, acolhe novos imigrantes com o mesmo espírito de solidariedade e esperança. A Festa da Uva é esse abraço coletivo, como uma mesa farta que une passado, presente e futuro”, resume Tatiane Frizzo, Secretária Municipal da Cultura e membro da Comissão Comunitária da Festa como diretora de Cultura e Desfiles.

A ideia é reviver o espírito coletivo dos tempos antigos, uma homenagem viva aos que chegaram aqui com pouco e construíram tudo com trabalho, fé e união. Além de Tatiane, a comissão responsável pela definição do tema foi composta por Anthony Beux Tessari, Catiuscia Xavier, Cristina Nora Calcagnotto, Fernando Bertotto, João Wianey Tonus, Luiz Carlos Erbes, Maysa Stedile e Mario Michelon.

Desfiles Cênicos da 35ª Festa Nacional da Uva
Os desfiles ocorrerão nas quintas-feiras, às 20h e nos domingos, às 16h, sendo no total seis edições (confira calendário abaixo). O primeiro desfile ocorre no dia da abertura da Festa, 19 de fevereiro (quinta-feira), às 20h. Os demais estão programados para os dias 22 e 26 de fevereiro, 1º, 5 e 8 de março de 2026.
No período de Carnaval, não haverá desfile da Festa da Uva.

Segundo Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária, a 35ª Festa da Uva será uma grande celebração das raízes culturais e da diversidade. “Essas características continuam a formar Caxias do Sul, já que, como no passado, ainda acolhe imigrantes de todo o mundo para recomeçar suas histórias. Celebrar esse legado é reconhecer a força de quem veio antes”, aponta.

Para o prefeito Adiló Didomenico o tema se encaixa perfeitamente nos rumos que Caxias tem dado para a Festa Nacional da Uva, aproximando cada vez mais o evento da comunidade. "Não poderíamos ter um tema melhor para esta festa, porque Caxias do Sul é resultado da força e da coragem dos imigrantes que aqui chegaram há 150 anos. E por consequência, a festa é a comemoração, a celebração do esforço, da colheita, do trabalho deles. Parabéns a comissão pela escolha" afirma o prefeito Adiló.

Comentários