MÚSICA: Banda Skaya faz show gratuito no Sesc Taubaté ao lado do ídolo nacional Di Melo
Artista celebra 50 anos de aclamado disco de hits, como “A Vida em Seus Métodos Diz Calma”, e volta à região nesta quarta (9), feriado
TEXTO: ISABELA ROSEMBACK
FOTO: Divulgação
Ídolo da black music nacional e autor de “Kilariô”, hit dos mais tocados nos streamings e presente no quinto episódio da série “Ayrton Senna”, Di Melo é convidado da banda Skaya, nesta quarta (9, feriado), às 17h, em show gratuito na área externa do Sesc Taubaté. Parceria que deu certo, os artistas se unem para celebrar os 50 anos do aclamado disco “Kilariô”, que revelou demais sucessos do veterano, como “A Vida em Seus Métodos Diz Calma”, e para lançar o vídeo no YouTube de “Skaleta”, canção autoral do grupo do Vale. É música boa em alto-astral!
Formada por músicos de Taubaté e São José dos Campos, a banda Skaya é conhecida pela fusão de música jamaicana (em variações do reggae, como ska e rocksteady) com popular brasileira, valorizando influências do jazz e do blues. “Mas nós somos daqui, temos o sotaque valeparaibano no nosso som!”, diz Danilo Bonato, baterista e fundador. “Faremos um show inédito e inusitado, pois demos uma roupagem diferenciada a músicas de Di Melo e incluímos ao nosso repertório arranjos de teclado, a encargo de Tootz, e percussão, do músico Buiu.”
Completam o grupo Bianca Landim (sax tenor), Gabriel Simpson (guitarra e voz), Michel Cruz (baixo) e Rafael Jarcem (trompete), que defende: “Vai ser puro estilo, pois o jeitão do Di Melo é improvisar na vibe do momento! Ele puxa poesia entre músicas e interage com o público”.
Tudo isso, sem deixar ninguém parado! Soulman que ganhou visibilidade nacional entre as décadas de 1960 e 1970, mas que foi redescoberto nas pistas de dança estrangeiras nos anos 1990, o artista hoje lota casas de show e é puro carisma e energia no palco. “Meu som é diferenciado e atrai um público jovem, descolado e que sabe o que quer! Vivo meu melhor momento, e está sendo glória fazer este show em Taubaté. Amo Sesc, e Skaya é massa”, diz.
Di Melo foi quem convidou o Skaya, no início do ano, para acompanhá-lo em um show que faria em Pindamonhangaba em maio. Os músicos, que já admiravam seu trabalho, aceitaram o desafio, ensaiaram o repertório e fizeram bonito no dia do show, quando tiveram apenas uma passagem de som antes de encarar a apresentação com o ídolo. “E deu muito certo!”, diz Melo.
A sequência deste encontro foi ideia do próprio Skaya, que inverteu a lógica e devolveu o convite a Di Melo, para que voltasse para um show em Taubaté. “Eu super-hiper aceitei, porque a banda sempre foi legal! Estou muito contente que deu certo. Gosto desta fusão com músicos locais, que também permite uma mescla de público. Eu os divirto, e eles me divertem! É uma sensação inenarrável, com toques de novidade, poesia e ideias. Tudo que o público gosta!”
Maior sucesso de Di Melo, a canção “Kilariô” está na série “Ayrton Senna” (Netflix) e dá nome ao seu mais aclamado disco, que neste ano completa cinco décadas e ganha nova edição em vinil, desta vez pela Universal. “Originais, da EMI-Odeon, gravados por indicação de Alaíde Costa, são raros e caros. A nova edição, programada para o fim de ano, vai deixá-lo mais acessível”, explica o artista, que tem trabalhos sampleados por nomes globais, como Drake (em “Red Button”), e recomendados por grupos como Black Eyed Peas (disco está no clipe de “Don’t Stop the Party”).
Do álbum comemorativo, que tem sonoridade ímpar que passeia, com groove, por tango, valsa e soul, o público poderá curtir, além das já citadas, canções como “Pernalonga”, “Aceito Tudo” e “Semente”; do disco “Imorrível” (2015, com contribuições valiosíssimas de grandes nomes da música brasileira), a plateia entenderá a fase mais moderna de seu balanço em canções como “Barulho de Fafá” e “Basta Bem Pensar”; já do disco “Atemporal” (2019), gravado com a banda francesa Cotonete, está garantido o hit “A.E.I.O.U”.
O repertório da banda Skaya adianta “Skaleta”, música de trabalho que acaba de chegar ao YouTube, e outras autorais instrumentais que, como Di Melo, não deixam ninguém ficar parado! Inclui, ainda, uma releitura de “Você Vai Gostar”, de Elpídio dos Santos (1909-1970), famoso compositor de São Luiz do Paraitinga.
“Estamos na nossa casa, e vamos estar rodeados de amigos e familiares! Mostrar esse nível de trabalho para eles e para o público geral da nossa região é uma satisfação imensa!”, considera Bianca Landim, a saxofonista. Gabriel Simpson, guitarrista, completa: “A reforma do Sesc ficou linda, e para nós será uma honra tocar neste novo palco”.
SERVIÇO - SKAYA CONVIDA DI MELO
Dia 09/07 (qua., feriado), às 17h. No Sesc Taubaté (av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1.264, Esplanada Santa Terezinha). Bar local. Palco externo, sem assento nem retirada de ingresso. Livre. Grátis.
Sobre Skaya
Criada em Taubaté, em 2023, a banda segue raízes, transforma canções populares por meio de ska, reggae, rocksteady e dub, e aprofunda estudos em música jamaicana e brasileira com influências de jazz e blues também em trabalhos autorais. É formada por Bianca Landim (sax tenor), Rafael Jarcem (trompete), Gabriel Simpson (guitarra e voz), Michel Cruz (baixo) e Danilo Bonato (bateria e voz) e já se apresenta em cidades de regiões como Vale do Paraíba e Oeste Paulistas, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais. Na capital São Paulo, já ocupou grandes palcos, como da Casa de Cultura do Hip Hop, da Associação Cultural Quilombaque, do Centro Cultural Raul Seixas, do Centro Cultural São Paulo e de unidades do Sesc e do Sesi. Acompanha em shows, ainda, grandes artistas, como Mestre Quintino, Moreno Overá, Zé Orlando e Di Melo.
Sobre Di Melo
Di Melo é recifense com mais de 50 anos de carreira musical, referência no que diz respeito à black music no Brasil. Como um dos principais nomes da música brasileira, o cantor é também compositor, poeta, pintor, ator e soulman, e comemora em grande estilo suas vivências artísticas. Seus novos registros musicais reúnem composições, poesias musicais e participações de grandes nomes da música em grooves irresistíveis e letras questionadoras. Após alcançar o sucesso e cair no esquecimento, chegando a ser dado como morto por muitos, Di Melo teve seu trabalho resgatado e admirado no mundo inteiro por músicos, DJs e pesquisadores da música brasileira após o relançamento de algumas faixas do seu disco na Europa. Hoje, leva seu trabalho a grandes festivais de MPB e música alternativa pelo mundo e lota shows com canções dos discos “Kilariô” (1975), “Imorrível” (2015) e “Atemporal” (2019).