CULTURA: São Francisco Xavier recebe a terceira edição da Virada Cultural
Programação totalmente gratuita acontece de 4 a 7 de julho
FONTE: Assessoria de Imprensa
FOTOS: Divulgação
O evento contará com atividades culturais, shows musicais, apresentações, cursos e exposições de diferentes linguagens artísticas
Entre os dias 4 e 7 de julho, o distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP), será palco da 3ª Virada Cultural Victor Leonardi, em homenagem a um dos maiores poetas e pesquisadores brasileiros.
O evento gratuito promete movimentar a região com uma intensa programação de atividades culturais voltadas para diferentes linguagens e expressões da arte.
A iniciativa é promovida pelo Projeto Colibri, em parceria com o Núcleo Educatho, e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, fomentar a produção artística local e regional, além de estimular o intercâmbio entre artistas e o público em um ambiente de aprendizado e celebração.
A programação da virada contemplará música, teatro, dança, artes visuais, literatura e oficinas formativas, com atrações para todas as idades, com a curadoria de Juliano Barone, produtor, arte-educador e gestor do Teatro Itália, em SP, ao lado de Patrícia Ioco, uma das mais importantes produtoras culturais de São Paulo e Penélope Serena, atriz e produtora de SFX. As atividades ocorrerão em diversos espaços públicos e culturais de São Francisco Xavier, transformando o distrito em um verdadeiro centro de efervescência artística por quatro dias consecutivos.
“Nesta edição resolvemos homenagear um dos maiores poetas e pesquisadores brasileiros, Victor Leonardi, além de movimentar artisticamente SFX, com um evento que, atualmente, já faz parte do calendário do distrito. A Virada Cultural Victor Leonardi é um elogio à arte, ao encontro e a SFX e já se consolidou como um momento especial para a comunidade. Mais do que um evento, é uma oportunidade de encontro, expressão e valorização da arte em suas múltiplas formas”, afirma Juliano Barone.
Com entrada gratuita, o evento também reforça a importância da cultura como vetor de desenvolvimento social e humano, ampliando as possibilidades de formação, lazer e pertencimento.
ATRAÇÕES
Para acomodar todas as ações, serão ocupados os espaços da Sede Mantiqueira, como o Teatro de Bolso Victor Leonardi, os camarins, a nova biblioteca Dom Quixote, o jardim e o deck ao ar livre. A abertura do evento estará à cargo de Bidu Sous com seu novo trabalho, "Na Estrada do Blues”. Bidu Sous é a primeira mulher no país a lançar um álbum de blues tradicional autoral. O evento ainda contará com um coral, regido por Adilson Rodrigues, exposições de Dani Abutara
Abutara e Danilo Ferrara; aulas de teatro para crianças e jovens; além de receber o colombiano Humberto Canessa, com o espetáculo “Além da Névoa” e o famoso show “Cabaret da Gigi".
O público pode encontrar mais informações sobre as apresentações, os artistas e o espaço no perfil do Instagram do Projeto Colibri (@proj.colibri). As inscrições para as atividades da Virada Cultural poderão ser realizadas a partir do dia 23 de junho por meio de formulários disponibilizados nas redes sociais.
SERVIÇO
Confira a programação: Instagram: @proj.colibri
“Virada Cultural Victor Leonardi"
Local: Sede Mantiqueira da Núcleo Educatho/Projeto Colibri
Rua Ezequiel Alves Graciano, 119 - Centro de São Francisco Xavier/São José dos Campos-SP.
Data: 4 a 7 de julho de 2025
Entrada Franca
PROGRAMAÇÃO
SEXTA - 20h às 22h
Show: "Na Estrada do Blues"
SÁBADO - 10h às 11h30
Oficina de Arte: "O Caminho que me Encontra”
16h às 17h30
Coral: Asa da Palavra
20h às 21h
Solo de dança: "Além da Névoa"
DOMINGO
10h às 11h
Oficina de Teatro: "Jogos Teatrais para Crianças e Jovens"
11h 12h30
Contos e Canções para a Família: “Príncipe Adil e os Leões e outras histórias de coragem”
16h às 17h30
Teatro: “"Procura-se Improviso"
20h às 21h30
Show: "Cantar é Tecer"
SEGUNDA - 20h30 às 22h
Show: “Cabaret da Gigi”
Sábado e domingo 10h às 22h
Instalação: “O Caminho que me Encontra”
Instalação: “Olhares Cênicos”
Feira Livre - Artistas e Produtores de SFX
Projeto Colibri:
O Projeto Colibri, fundado em 2018 em São Francisco Xavier pelo diretor e produtor Juliano Barone, é uma produtora e centro cultural que promove a cultura, a arte e a formação artística. Organiza a Mostra Colibri de Teatro e a Mostra Colibri de Artes e oferece cursos e oficinas de teatro, música, dança e canto para crianças, jovens e adultos. Lançou a primeira escola de Capacitação em Teatro no distrito em 2022 e colocou, no calendário cultural, a Virada Cultural Victor Leonardi, com eventos gratuitos e abertos à comunidade.