PRESSTRIP: Jornalistas especializados visitam Araçatuba, a Capital do Boi Gordo
Em quatro dias de programação, profissionais da comunicação têm contato com o receptivo turístico araçatubense
O Município de Interesse Turístico (MIT) de Araçatuba, na Região conhecida oficialmente como Instância de Governança Regional Tietê Vivo, tem agenda preparada para receber jornalistas da seccional de São Paulo da ABRAJET (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo) durante 4 intensos dias de trabalho.
Classificada como MIT desde 2019, Araçatuba tem boa classificação no ranqueamento inicial dos municípios turísticos e é fortemente impulsionada pela visão empresarial e administrativa no pleito de ser classificada como Estância Turística, principalmente pelo grande crescimento das ações comportadas no trade turístico municipal e regional.
O encontro com os jornalistas especializados em turismo é um trabalho conjunto da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo com a participação técnica da ABRAJET-SP, atualmente presidida pela jornalista Miriam Petrone.
A visita técnica acontece entre os dias 12 e 15 de junho e, dentre os itens da agenda prevista, está importante encontro dos profissionais de imprensa com autoridades locais, regionais e a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Na ocasião será lançado oficialmente o 1º Festival do Cupim Casqueirado, prato reconhecidamente tradicional naquela região.
A economia criativa de Araçatuba estará próxima do olhar técnico dos jornalistas, os quais terão oportunidade de conhecer os diversos segmentos mais marcantes, com ideal formatação, do turismo receptivo.
Segundo Sildemar Paulucci, assessor executivo de Turismo da Prefeitura e diretor técnico da IGR Tietê Vivo, a visita vai além da divulgação. “Este encontro será importante, porque reunirá jornalistas especializados, operadores e agentes de viagens. É uma oportunidade concreta para troca de experiências e construção de soluções regionais para o setor”, destaca.
“A presença da ABRAJET-SP em Araçatuba reforça nosso compromisso com a promoção dos destinos emergentes e com o fortalecimento do turismo como força econômica e cultural. O papel do jornalista de turismo vai além da cobertura: somos protagonistas na construção de pontes entre o viajante, as experiências e as políticas públicas’, disse Miriam Petrone, presidente da Abrajet, que ainda destaca o papel do presstrip “como elo entre imprensa, gestores públicos e representantes do trade turístico, fortalecendo o posicionamento do interior paulista como destino estratégico”.