EFCJ: Concessão tem projeto liberado para consulta pública e o primeiro trecho será entre Campos do Jordão e Santo Antônio do PInhal (contém áudio)
O trecho ferroviário entre Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal ainda demanda estudos
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Governo de SP abre consulta pública sobre concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão
A redação do Canal39 e da Revista39 Digital recebeu nota oficial da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Parcerias em Investimentos, a respeito da evolução do projeto de recuperação e modernização da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Por respeito ao informe oficial, tomamos o inteiro teor, devidamente guarnecido por aspas, no intuito de contribuir para com a divulgação do projeto.
Assim, a seguir, publicamos o inteiro teor da Nota a nós enviada pela referida Assessoria de Imprensa.
“Consulta começa em 5 de maio e projeto prevê R$ 400 milhões em investimentos para modernização do Complexo Turístico, com foco no turismo e no desenvolvimento regional
A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (30), a abertura da consulta pública do projeto de concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A consulta terá início na próxima segunda-feira, 5 de maio, e seguirá aberta até o dia 23 de junho de 2025.
A iniciativa tem como objetivo colher contribuições da sociedade civil, especialistas, empresas e demais interessados que possam colaborar com o aperfeiçoamento da modelagem do projeto. A ação reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a transparência, o controle social e a qualificação dos projetos de parceria com a iniciativa privada.
O projeto prevê a concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão, com investimentos estimados em R$ 400 milhões voltados à modernização e reforma da linha férrea, incluindo trilhos, trens e equipamentos associados.
Com 47 quilômetros de extensão, o complexo conta com a ferrovia de perfil turístico, o Parque Reino das Águas Claras, com 38 mil m², e o Museu de Memória Ferroviária, além de oficinas, estações e ativos culturais que serão implementados ao longo do contrato.
Trata-se de um ativo com alto potencial turístico e forte sinergia com os parques estaduais de Campos do Jordão e Capivari, já concedidos. A proposta busca valorizar o patrimônio histórico da ferrovia, fomentar o turismo sustentável e impulsionar o desenvolvimento regional por meio da requalificação e reabertura de estruturas fundamentais para o turismo e a economia local.
As sugestões recebidas durante o período da consulta pública serão analisadas pela equipe técnica da SPI. Com base nas contribuições, os estudos poderão ser ajustados antes da publicação do edital, prevista para o segundo semestre de 2025.
Todas as informações sobre o projeto, a documentação técnica e as orientações para participação na consulta pública estarão disponíveis no site da SPI a partir do dia 5 de maio”.
Detalhe importante
Conforme conversamos pessoalmente com o Secretário Estadual de Turismo e Viagens, em exclusiva entrevista durante o WTM Latin America, no Expo Center Norte, quando houve o lançamento do Passaporte Ferroviário, há um entendimento, da parte de alguns veículos, sobre a total recuperação da ferrovia, desde Pindamonhangaba até Campos do Jordão.
Em breve fala Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, destaca estar prevista recuperação que “inicialmente vai ser apenas na parte de cima”.
Deduzimos ser, inicialmente, o trecho Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal, haja vista necessidade de total readequação da via no trecho a partir de Pindamonhangaba até Santo Antônio do Pinhal, pelo menos.
Com isso, as ações de restauro para o restante dos ativos inseridos no projeto também tenham a mesma tratativa entre as Estâncias Turísticas de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.