ENCONTRO: Bola de Meia (SJC) recebe equipe Bom-te-vi Animação
Em pauta, roda de conversa sobre a produção de animação com Lucas Baumgratz e equipe
FONTE: REVOADA ASSESSORIA
Evento gratuito
O Ponto de Cultura Bola de Meia recebe neste sábado, dia 12 de abril, a equipe da Bom-te-vi Animação para uma roda de conversa sobre os processos técnicos e criativos da produção de animação. Ministrada pelo Diretor de Animação Lucas Baumgratz, o encontro tem entrada gratuita e acontece a partir das 16h, em São José dos Campos. No encontro, o público poderá conversar e trocar experiências sobre como nasce uma animação e como foi transformar as canções da Turma Bola de Meia em videoclipes animados na série “Música Animada”.
Em comemoração aos 35 anos da Cia. Cultural Bola de Meia, foi iniciada uma parceria com a Bom-te-vi Animação para a criação da série audiovisual “Música Animada”. O projeto inédito inclui o lançamento de 10 videoclipes com as músicas mais marcantes da Cia Bola de Meia, contemplando diversas épocas e espetáculos. Os mais recentes lançamentos são os videoclipes das canções “A Água Sumiu” e “Catira do Passarinho”, que já atingiu mais de 260 mil visualizações no YouTube. As canções acompanham o repertório da companhia, repleto de ritmos brasileiros e narrativas lúdicas para crianças e adultos de todas as idades.
A equipe da Bom-te-vi Animação teve como referência estética as figuras e artesanatos do Vale do Paraíba paulista, criando cenários e os personagens inspirados em bonecos em miniatura. A característica regional aparece através de elementos da cultura do Vale do Paraíba. Além de refletir o propósito educativo que é uma das bases principais das composições da Cia. Bola de Meia, com foco na conscientização sobre a preservação da natureza e da cultura. O conteúdo é para toda família e está disponível gratuitamente nas plataformas digitais da companhia.
A roda de conversa apresenta a equipe da Bom-te-vi Animação, o projeto Música Animada com a Cia. Bola de Meia, e terá exibição de materiais exclusivos como storyboard, rascunhos de processo de criação de personagens e muito mais. Uma ótima oportunidade para quem ama audiovisual, criação de personagens e o mundo mágico da animação para aprender e tirar dúvidas sobre como é criar uma série animada.
Este é um projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo, que incentiva o audiovisual no Brasil e na nossa região. E também da política de cotas, inseridas neste edital.
SERVIÇO | Roda de Conversa sobre Produção de Animação
com Lucas Baumgratz e equipe da Bom-te-vi Animação
Quando?
12 de abril de 2025, sábado, das 16h às 18h
Onde?
Ponto de Cultura Bola de Meia
R. Porto Príncipe, 40 - Jardim São Dimas
São José dos Campos - SP
Entrada gratuita
Público: Uma ótima oportunidade pra quem ama audiovisual, criação de personagens e o mundo mágico da animação!
Assista aos clipes da Turma Bola de Meia no link:
https://www.youtube.com/@turmabolademeia
Redes sociais
Instagram Cia. Bola de Meia - https://www.instagram.com/ciabolademeia/
Instagram Bom-te-vi - https://www.instagram.com/bomtevianima/
FICHA TÉCNICA - “Música Animada”
Núcleo artístico da Bola de Meia é:
Celso Pan - Direção musical e voz
Jacqueline Baumgratz - Consultoria, composição das músicas e voz
Rodrigo Lopes - Arranjos
Luci Ferreira - Voz
Almir Luz - Percussão e voz.
Bom-te-vi Animação:
Lucas Baumgratz - Direção Geral
Aisla Shiraishi - Produção
Maria Paulo Bins Lobo - Storyboard, criação de personagem, modelagem 3D e animação
Samantha Victória - Storyboard, criação de personagem, modelagem 3D e animação
Heloísa Moreira de Medeiros, na modelagem 3D e animação
Fernando Marvulle Vieira - Edição
Mandú Carvalho - Produção executiva.
Produção: Bom-te-vi Animação
Gravação de vozes: Estúdio Acorde
Apoio: Cia Cultural Bola de Meia.
Este é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo de São José dos Campos, administrada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pela Prefeitura de São José dos Campos.
A CIA. BOLA DE MEIA
A Cia Cultural Bola de Meia é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1989. Formada inicialmente por artistas que tinham o foco na pesquisa da cultura popular do Vale do Paraíba paulista e na cultura da infância. Inicialmente atuavam como um grupo artístico fazendo apresentações infantis, que era o caso do seu primeiro espetáculo "O vale encantado" que abordava de forma lúdica várias tradições do vale do paraíba na ótica de três crianças. A companhia evoluiu e hoje em dia, além de contar com o núcleo artístico que ainda se apresenta com mais de 8 espetáculos infantis, também conta com uma sede, onde acontecem eventos mensais regulares, como: a Ciranda de Poesia, sarau literário; Cineclube Bola de Meia; Música no Ponto, apresentações musicais na sede da instituição. A instituição ainda faz formação de professores, com foco em cultura da infância, musicalização e cultura da paz e bem estar. A instituição é reconhecida pelo Ministério da Cultura como um Ponto de Cultura, e também como o primeiro Pontinho de Cultura do País.