ATUALIZANDO: conheça o cronograma do projeto de concessão da EFCJ
Abertura de consulta pública deve acontecer até junho/2025
Em alta, cada vez mais, o tema “Estrada de Ferro Campos do Jordão” motiva falas nos mais variados setores da opinião pública local e regional.
Por termos linha editorial focada em turismo e cultura, há muito tempo temos divulgado informações atualizada a respeito da Estradinha.
Em nota recebida hoje da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Parcerias em Investimentos, do governo estadual, está contida a informação de acontecer a abertura de consulta pública ainda no primeiro semestre deste ano.
Eis a íntegra da Nota:
“A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo de SP (SPI) informa que o projeto de concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão está em fase de estudos, com previsão de abertura de consulta pública ainda no primeiro semestre de 2025. A iniciativa, proposta no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), busca modernizar e requalificar a ferrovia por meio de investimentos privados.
Mais informações no site da SPI: https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/estrada-de-ferro-campos-do-jordao/ “
Vale destacar existir, na página inicial deste site destinado ao processo de concessão da EFCJ, um cronograma atualizado, constantemente, ideal para esclarecer a respeito de possíveis projeções de datas. Atualmente, o cronograma identifica a fase de Estudos, os quais devem ser concluídos ainda no primeiro trimestre (legenda 1T25) ou (acreditamos, até abril). Posteriormente, acontecem audiências (consultas públicas) e a sequência do cronograma.
Interessante é o nosso leitor apreciar as informações do projeto e ficar devidamente inteirado a respeito da grandiosidade do mesmo, fato gerador de estudos por técnicos capacitados, contratados junto à FIPE (Fundação de Pesquisas Econômicas).
Segundo o projeto, o investimento é de R$ 380 milhões.
Clique na imagem abaixo e acesse o site da SPI
Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado em turismo, MTb91.207/SP, membro do Conselho Deliberativo da AMITur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico); Gestor de Turismo pelo IFRJ; membro da ABRAJET-SP (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo).