ROSEIRA: Primeira Missa Solene no Santuário da Sagrada Face

Arcebispo de Aparecida preside missa solene e ritos de elevação do templo

Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista independente especializado em turismo, MTb91.207-SP, membro do Conselho Deliberativo da AMITur

Fotos: Edna Maischberger, jornalista independente especializada em turismo, MTb92.677/SP e Marcos Ivan

 

Uma construção a qual remete aos tempos dos castelos da Idade Média se eleva do topo do terreno onde está, em Roseira (SP), contrapondo-se ao fundo azul celeste.

É o Santuário da Sagrada Face, cuja elevação a essa denominação foi oficialmente inaugurada em 24 de novembro, por ocasião da celebração de Missa Solene presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o qual também procedeu aos ritos preconizados para a ocasião.

Contando com a presença de muitos fiéis locais e romarias chegadas de diversas cidades do entorno e até de outros estados, a cerimônia religiosa revestiu-se de grande brilho e emoção, por conta dos procedimentos especiais.

O celebrante procedeu, inicialmente, à bênção da água, aspergindo-a depois sobre todo o altar e os concelebrantes aspergiram as paredes e os participantes da cerimônia.

Durante sua homilia, Brandes destacou o primeiro significado da caridade ser pela face, pelo modo de olhar, de falar, de ouvir.

A mesa de celebração recebeu relíquias de Santa Luzia e foi ungida com óleo, incensada e iluminada. As paredes do templo foram, também, ungidas em suas cruzes, incensadas e iluminadas.

O prefeito de Roseira, parte de sua equipe de gestão, vereadores e diversas outras autoridades assistiram à cerimônia, a qual contou com o Coro da Arquidiocese de Aparecida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote é a responsável pelos cuidados ao Santuário da Sagrada Face.

O Santuário foi fundado como Mosteiro pelo padre Januário Baleeiro, em 25 de março de 1970. Sua história remonta a uma Quinta-feira Santa, em Lagoa Santa (MG). À época, o padre foi solicitado a ajudar na organização das cerimônias e a pintar, num tecido, a face martirizada de Cristo, para servir de ilustração durante a participação da intérprete de Verônica.

Com poucos recursos e muita vontade, o religioso começou a desenhar, com os dedos, sobre o tecido estendido em uma mesa.

Ao retirar a tela pintada, observou o verso do tecido ter uma representação mais significativa da santidade de Cristo.

A partir da fundação da Ordem Religiosa, em Roseira, essa estampa é considerada relíquia, promovendo a visita ao local por parte de romarias e peregrinos à pé ou utilizando algum tipo de veículo, mais comumente bicicletas.

Um dos segmentos de turismo mais em alta é o religioso, movimentando os destinos finais de cada peregrinação e, ainda, os municípios do entorno e até mesmo do caminho, por conta da indispensável possibilidade de um tempo de descanso e alimentação durante as viagens.

Roseira é município da Arquidiocese de Aparecida e já tem bom volume de visitantes, por conta até então Mosteiro da Sagrada Face, agora Santuário.

Isso deve incentivar investimentos no setor de hotelaria, atualmente com poucas ofertas, além dos meios de alimentação e comércio de artesanato, souvenires, gastronomia “para levar para casa”.

Por conta dessas possibilidades, caberá ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, a importante empreitada de motivar-se ainda mais, envolvendo-se plenamente com todos os segmentos da iniciativa privada, contando com o apoio inerente da Prefeitura Municipal no referente à infraestrutura de atendimento à população e aos turistas. Mesmo porque nada pode ficar somente sob os cuidados da gestão pública.

#santuariodasagradaface #turismoreligioso #peregrinacao #cidadederoseira #domorlandobrandes #arquidiocesedeaparecida #canal39turismoecultura #revista39digital

Comentários