RELIGIÃO: Festa de Nossa Senhora reúne milhares de fiéis em Aparecida
No principal dia das comemorações mais de 120 mil pessoas chegaram ao Santuário Nacional
Atualizado em 16/10/2024 às 14h30
Texto: Marcos Ivan de Carvalho
As comemorações pela Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Estância Turística de Aparecida (SP), tradicionalmente reúnem milhares de peregrinos, chegados de todas as partes do país e de outras nacionalidades, haja vista o enorme interesse de visitantes de outros países conhecerem (ou revisitarem) o Santuário Nacional por ocasião da festa.
A Sala de Imprensa do Santuário Nacional divulgou: "O Santuário Nacional de Aparecida acolheu 320.689 devotos de Nossa Senhora entre os dias 3 e 12 de outubro de 2024".
O pátio de estacionamento sempre esteve lotado de automóveis, ônibus, motocicletas e até mesmo com algumas barracas, haja vista muitos peregrinos preferirem se abrigar mais economicamente para o dia principal.
Diversas celebrações aconteceram, inclusive nos dias anteriores quando eram rezadas as novenas preparatórias. Missas em diversos horários também marcaram as comemorações, com a presença de autoridades religiosas de inúmeras localidades.
Em sua homilia durante a Missa Solene, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes posicionou sua fala sobre a importância da família ser praticante da fé à Padroeira e em Jesus Cristo, reforçando serem, os católicos, peregrinos da esperança”.
Estiveram presentes à Missa Solene: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab; Luiz Carlos de Siqueira, prefeito municipal, representantes das Polícias e do Judiciário. Foi citado o nome de um enviado da vice-presidência do Brasil.
A Festa de Nossa Senhora Aparecida contribui para o aquecimento da economia local, gerando emprego e renda acima dos dias normais.
Além da programação religiosa, inegavelmente motivo maior de todos os peregrinos ocuparem os espaços aparecidenses, o Santuário Nacional realizou uma grade de eventos culturais, com a participação do PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida e de artistas consagrados. No dia 12, mais uma vez, o cantor Daniel conduziu o Festival da Padroeira, contando com Kell Smith, Maurício e Marco Manieri, Padre Antônio Maria e Frank Aguiar. Lara Camilo e José, respectivamente filha e pai de Daniel também cantaram durante o show.
Destacadamente, a título de boa acolhida, mais uma vez a Tenda dos Peregrinos teve muita procura por todos quantos careciam de algum cuidado com a saúde do corpo, após inúmeros quilômetros de caminhada. O trabalho na Tenda é feito por profissionais da área da Saúde, de forma voluntária. Lavapés, curativos, massagens e fraterno acolhimento promovem a restauração dos atendidos, para os mesmos terem como chegar ao principal objetivo: homenagear Nossa Senhora Aparecida.
Os meios de hospedagem do município estiveram com seus leitos todos ocupados e os demais setores de serviços e produtos também tiveram incremento em seu faturamento.
VISÃO DA GESTÃO DE TURISMO
Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aparecida, obtivemos as considerações da secretária adjunta de Turismo, Izabel Dias, a respeito da Festa da Padroeira: “A Festa da Padroeira é sem dúvida um dos maiores patrimônios de Aparecida. Praticamente, a cidade só foi constituída por causa do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba. Essa identidade foi construída não somente de forma cultural, mas também econômica. Tendo o Turismo Religioso como principal fonte de renda. Por meio dele foram gerados diversos empreendimentos e empregos. O fluxo de pessoas é imenso! Só no dia 12 de outubro, passaram pelo Santuário Nacional cerca de 140 mil pessoas. Uma linda demonstração de fé e gratidão. Para acolher e proporcionar entretenimento aos nossos turistas, a prefeitura preparou algumas festividades na Praça Dr. Benedito Meirelles, e também uma feira de Artesanato na Praça Nossa Senhora Aparecida. Você pode conferir a programação pelo site: aparecida.sp.gov.br “.
NOTA DA REDAÇÃO:
A Festa da Padroeira é um ponto alto no calendário da cidade, mas há a urgente necessidade de acontecer um olhar específico para alguns pontos importantes:
01 – Nem todos os peregrinos aportados ao Santuário Nacional circulam além dos limites do Santuário. Mesmo porque há um bem montando Centro de Apoio, com comércio de produtos e gastronomia ali mesmo.
02 – O entendimento de ser a cidade uma Estância Turística não basta para o autêntico Turismo Receptivo ser praticado por todos os empresários e moradores.
03 – O compromisso da iniciativa privada precisa ser para com o melhor atendimento ao público local, estendendo-se aos turistas/peregrinos. Quem quer ser visto e lembrado precisa privilegiar o público local.
04 – Os arranjos físicos da cidade necessitam de maior atenção, haja vista a dificuldade em se caminhar pelas calçadas, muitas delas em precário estado. A cidade é construída sobre uma colina e, por conta disso, escadarias e rampas estão se depreciando sem nenhuma ação notável de recuperação, ajustes para acessibilidade, sinalização, etc.
Apenas, alguns destaques possíveis de serem considerados, caso o município, como um todo, esteja efetivamente preocupado em marcar presença como hospitaleiro, acolhedor e de reais capacidades de evoluir com a indústria do turismo.
Lembrando: muitos vizinhos podem ganhar mais espaço e visibilidade dos órgãos estaduais caso o turismo de Aparecida se entenda como sustentado tão somente pelas ações do Santuário Nacional.
(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista independente, MTb91.207/SP)
CLIQUE PARA VER A GALERIA DE FOTOS