MÚSICA: Desreal contém sons de Taubaté e documentário seriado.

“Desreal - Sons da Cidade” conta com seis músicas inéditas e um documentário em série de lançamentos a partir do dia 18 de outubro

Mario Gascó e Michel Cruz | Crédito de Imagem: Avelino Fernandes

Baseado na paisagem sonora que ouvimos todos os dias, “Desreal - Sons da Cidade” propõe uma nova escuta para quem vive e passa cotidianamente por lugares preenchidos de urbanização. Ao transformar os sons da cidade em música, artistas de Taubaté mostram como cada um destes ruídos cotidianos da cidade pode representar, na verdade, um aspecto único de onde se vive. O resultado do projeto chega ao público através de uma série de lançamentos que se iniciam no dia 18 de outubro. O encontro presencial acontece com show e exibição de um Mini Doc Musical sobre o processo de pesquisa do grupo no dia 19 de outubro, na casa cultural Casarinho, em Taubaté.

A composição musical de “Desreal - Sons da Cidade” utiliza recursos como sampler, recorte, looping, entre outras técnicas que se misturam para ressignificar essa experiência coletiva. Em uma nova perspectiva sobre a experiência de escutar sons que circulam entre nós, fica ainda mais evidente o quanto compartilhamos, juntos, os espaços e sons que nos formam e nos afetam, como conta Mario Gascó, músico idealizador do projeto: “Nasci, morei e estudei nos arredores da praça da CTI e ouvi as sirenes de lá desde antes de nascer. Se tornou um símbolo da minha experiência taubateana. ‘Desreal’ vem disso e de parcerias e trocas que surgiram a partir da valorização desses símbolos regionais, dessa conexão pelo ‘não-comum’.”

O projeto que deu origem a “Desreal - Sons da Cidade” foi lançado inicialmente em 2015 como um laboratório de ideias junto com Lucas Mercial (in memoriam). Desde 2023, conta com a presença de Michel Cruz, do selo Bangue Record, parceiro em outros projetos musicais como O Campo. A equipe é formada também por Rachel Elias Abifadel Monteiro, Bruno Santos (Bruno Kenia), Lucci Antunes, Bruno Mokado e Ana Luísa Pompe, frutos de uma rede de produção cultural não só de Taubaté, mas de todo o Vale do Paraíba.

Tanto os videoclipes quanto o Mini Doc Musical serão lançados em plataformas digitais com assessoria e interpretação em LIBRAS. O lançamento oficial do dia 19 de outubro, em Taubaté, terá também a presença da tradutora. Nos dias 21 e 23 de outubro serão lançados mais dois videoclipes e o lançamento completo do EP de “Desreal - Sons da Cidade” acontece no dia 25 de outubro, com um total de seis músicas disponíveis gratuitamente.

SERVIÇO | Lançamento “Desreal - Sons da Cidade” Programação:

  1. de outubro - Live Session número 1 (CTI)
  2. de outubro - Lançamento oficial do projeto no Casarinho com transmissão do Mini Doc Musical e show ao vivo com Desreal e convidados.

21 de outubro - Lançamento vídeo Live Session 2

23 de outubro - Lançamento vídeo Live Session 3

25 de outubro - Lançamento de seis músicas (contendo 3 músicas inéditas).

Redes sociais:

YouTube: https://www.youtube.com/@desrealbr

Instagram: https://www.instagram.com/desrealbr/

FICHA TÉCNICA

Direção: Bruno Kenia

Produção executiva: Rachel Abifadel Monteiro

Concepção e Direção geral: Mario Gascó

Direção de Fotografia: Lucci Antunes

Edição: Zé Lino Lanfranchi

Direção de arte e figurino: Ana Luísa Pompe

Técnico de Gravação de áudio: Bruno Mokado

Intérpretes: Mario Gascó e Michel Cruz

Todas as Composições por Mario Gascó

Produção Musical: Bruno Mokado e Mario Gascó

Assessoria de Acessibilidade: Libras Sinalize & Sara Elisiê

Consultores Surdos: Wesley Barcelos e Maíse Cecília

Intérprete LIBRAS: Wesley Barcelos e Maíse Cecília

Agradecimentos: A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté e Lei Paulo Gustavo.

Agradecimentos Especiais: Baque Mulher Taubaté, Seu Bento, Dona Maria e Jamil Marcos da Silva

Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

Comunicação: Marina Paiva

Comentários