COMEMORANDO: Roda de conversas marca Semana Municipal de Turismo em Aparecida

Palestra da Pastur e troca de conhecimentos marcam quarta-feira em evento no Grande Hotel Presidente Wenceslau

Cumprindo o estabelecido em Lei Municipal, a Estância Turística de Aparecida, numa parceria entre COMTUR, Pastur e Secretaria de Turismo, realizou mais um evento da agenda prevista para a comemoração da Semana Municipal de Turismo.

Ivan Santos, coordenador da Pastur da Arquidiocese de Aparecida falou sobre a Carta do Dicastério para a Evangelização, secção do Vaticano para as questões fundamentais da evangelização no mundo.  

Considerando o turismo como direito de todos, mesmo nesses tempos de maior preocupação quanto aos relacionamentos entre nações do mundo todo, a carta do Vaticano propõe uma reflexão quanto ao tema “Turismo e Paz”. Essa reflexão foi bem explorada e discorrida pelo palestrante, o qual convidou a todos os presentes a uma maior imersão na amplitude do significado das propostas da Pastur, principalmente no respeito aos credos religiosos.

Santos também ressaltou a necessidade de os agentes formadores de opinião, no município, estabelecerem ações conjuntas de multiplicar informações e conhecimentos em prol dos melhores resultados para toda a comunidade e os turistas.

O turismo, conforme destaca o documento da Santa Sé, é capaz de contribuir para um mais consistente compromisso pela paz.

Zenilda Cunha, secretária municipal de Turismo, acolhendo aos convidados, também fez referências à importância do envolvimento entre os diversos setores da sociedade e a indispensável cobrança junto aos setores do Legislativo e Executivo, provocando mais bons resultados no direcionamento da aplicação de recursos.

Na foto, da esquerda para a direita, Ivan Santos, coordenador da Pastur Arquidiocesana de Aparecida; Zenilda Cunha, secretária de Turismo; Fábio Elache, presidente do COMTUR; Reginaldo Leite, presidente da ACIA e Reinaldo Cabral, secretário do COMTUR. 

Fábio Elache, jornalista e presidente do Conselho Municipal de Turismo, ressaltando a necessidade de novas e importantes ações pelo turismo receptivo, disse ter novos planos a serem apresentados ao gestor municipal, a partir de 2025, contando com a colaboração de todos seus pares conselheiros e com a união dos demais setores da iniciativa privada, bem como o desejo de estreitar relacionamento com a gestão pública municipal. Segundo Elache, será produzida uma carta de intenções a qual deverá ser entregue ao gestor de Aparecida, em janeiro próximo.

Alguns questionamentos foram satisfatoriamente apresentados e respondidos entre os convidados, com participação do secretário do Conselho, jornalista Reinaldo Cabral e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Reginaldo Leite.

O jornalista Marcos Ivan de Carvalho, associado à ABRAJET-SP (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e membro do Conselho Deliberativo da AMITur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico) deu sua contribuição, elencando detalhes das próximas ações pela classificação de municípios turísticos, ressaltou a importância e a responsabilidade dos membros do COMTUR e da administração pública. Falou, também, sobre a maneira correta de um município pleitear repasses do governo estadual com fundamentação técnica e projetos inteligentes. “Em turismo, comprometimento e envolvimento são imprescindíveis. Quem ficar em cima do muro pode cair junto com ele”, finalizou.

Além dos conselheiros, participaram do evento professores e alunos do Curso Técnico de Formação em Guia de Turismo, do Colégio Técnico Municipal de Aparecida, Guias de Turismo, Revista39 Digital, dentre outros.

(Fotos: Dorian/Divulgação)

Comentários