OBSERVAÇÃO: Parque da Moçota realiza sua 1ª Passarinhada no dia 28 de setembro

A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos.

FONTE: Imprensa Caçapava

Reaproximar as pessoas da natureza é a proposta da 1ª Passarinhada do Parque Ecológico da Moçota, que acontece no dia 28 de setembro, sábado, às 7h.

Passarinhar, observar aves ou, usando o termo em inglês, birdwatching é um hobby que está crescendo cada vez mais no mundo todo, inclusive no Brasil, e que atrai as pessoas à observação desses animais em seus habitats naturais.

A atividade consiste em utilizar os sentidos para observar, escutar e perceber as diversas espécies de aves que vivem no ambiente. Após essa percepção, é possível registrar e listar espécies reconhecidas. Para identificar, utiliza-se o binóculo e a própria audição. Para registrar, utiliza-se câmeras e microfones. E para listar, pode-se utilizar aplicativos como eBird, ou, até mesmo, cadernos de notas.

Mas não é necessário tudo isso, pois todos podem simplesmente sentar e observar ao redor, o que de fato já faz com que a pessoa esteja passarinhando.

Esse tipo de atividade tem buscado (re)aproximar as pessoas da natureza de forma mais consciente e harmônica, atraindo os sentidos para elementos que estão ao redor e que, muitas vezes, passam despercebidos. A atividade também não causa impactos negativos às aves e ao ambiente, pois respeita seu habitat e preza pelo seu bem-estar.

Passarinhadas têm permitido a participação de um público cada vez maior, inclusive de pessoas com deficiência visual. Um dos principais meios de comunicação das aves é o som e muitas das espécies identificadas e registradas em uma passarinhada são notadas por meio de cantos e chamados emitidos pelas espécies.

As orientações gerais para participar da 1ª Passarinhada da Moçota são:

- Use calça, calçado fechado e de preferência camisa longa;

- Dê preferência a cores discretas;

- Traga sua garrafa de água;

- Não esqueça protetor solar e repelente;

- Traga sua câmera e/ou binóculos se tiver.

Além de ser a primeira vez no Parque da Moçota, também é a primeira vez que a atividade é feita no município de forma gratuita e monitorada. A Passarinhada começará às 7h e durará cerca de três horas, com a exploração de todos os ambientes do parque, a fim de identificar e observar o maior número de espécies possíveis.

Para participar será necessário fazer inscrição por meio deste link , onde haverá mais informações sobre a atividade. O número de vagas é limitado, visto que um maior número de pessoas pode afetar na qualidade das observações e gerar desconforto aos animais.

Comentários