DESTAQUE: Primeiro encontro dos COMTURs reafirma responsabilidade da iniciativa privada

Conselho Estadual de Turismo realiza palestras para “o despertar” dos Conselhos Municipais.

Atualização: 21/06/2024, às 12h17

TEXTO: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado MTb91.207/SP, filiado à ABRAJET

A convite do profissional de turismo e membro do Conturesp, jornalista Jarbas Favoretto (03), a reportagem do Canal39 e Revista39 Digital compareceu ao Expofórum Visite São Paulo, realizado em 19 de junho no Centro de Eventos do World Trade Center (WTC Events Center), em São Paulo.

Estiveram presentes divulgadores de destinos turísticos paulistas.

Durante o evento aconteceu a assinatura de convênios com instituições de ensino e parceiros, objetivando capacitação de profissionais para o turismo, por meio da Academia do Turismo.

 

No período da tarde o  Conselho Estadual de Turismo realizou uma série de painéis destinados à maior motivação e promoção dos COMTURs (Conselhos Municipais de Turismo) de grande parte das cidades do estado São Paulo.

Especificamente, foram convidados os presidentes e mais um conselheiro representante da iniciativa privada dos Conselhos Municipais de Turismo representantes da 70 Estâncias; 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT); 4 novos MITs e 54 municípios já habilitados, tecnicamente, à classificação como MIT.  

Outros convidados também participaram, como alguns secretários e diretores de turismo, expositores e imprensa especializada.

O evento, promovido pela Setur-SP, foi aberto por Armando Arruda de Mello (01), secretário executivo do Conturesp, contou com a importante presença do secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, Roberto de Lucena (02); secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima (04); Toni Sando, produtor executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau - Visite São Paulo (05); Leandro Corrêa, prefeito de Brotas e presidente da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) (06) e Murilo Ramos, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo). (07)

As personalidades citadas disseram de sua percepção quanto ao Encontro em si e a possibilidade de evolução do turismo, num todo, para crescimento da economia das localidades cujo entendimento sobre a importância do trade em benefício da população é indispensável, além de oferecer atendimento aos turistas.

Painéis apresentados:

. “Conselhos Municipais de Turismo e a Importância da Governança”, com a participação de Vanilson Fickert, técnico da Secretaria de Turismo e Viagens (08); Carolina Negri, do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) (09) e Ana Biselli, Resorts Brasil (10). Fickert destacou, em sua participação, a contribuição do item "COMTUR ATUANTE" na planilha de notas do GAMT, órgão técnico da SETUR-SP para estabelecimento do ranqueamento dos municípios turísticos. O item representa 31% das notas de desempenho de cada município ranqueado. Ana Biselli e Carolina Negri fizeram breve imersão nas soluções obtidas por conta das ações decididas quando do "renascimento do turismo" pós crise sanitária. Para elas, a governança planejada e compartilhada resultam positivamente na avaliação final e, ajustando essa visão para o COMTUR, pode ser motivo de maior e melhor sucesso.

. “Cases de Comturs do Estado de São Paulo”, com Michele Netto, presidente do COMTUR de Cachoeira Paulista (11); Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas(12) e Mônica Sartori, secretária de Turismo de Socorro (13). MIchele frisou a importância da consciência empresarial e a consolidação de parcerias, não deixando os sonhos e projetos ficarem engavetados. Pontes, de Brotas, explicou sobre a capacidade de engajamento dos players representantes da iniciativa privada quando a comunicação e a motivação resultam positivos, sem partidarismo e, sim, com a vontade de fazer. Mônica Sartori, de Socorro, também elencou resultados positivos quando há a presença das decisões do empresariado da cidade e a integração dos segmentos em benefício, inicialmente, da população, cliente principal dos benefícios instituídos na cidade.

Nossa reportagem registrou áudio das principais falas ocorridas e, na próxima semana, estaremos postando um artigo mais detalhado.

Uma das informações destacadas pelo presidente da AMITESP, Murilo Pinheiro, foi a previsão de serem autorizadas, pela Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP, mais 25 vagas para a categoria de MIT – Município de Interesse Turístico. Destaque-se, com muita atenção, ser uma previsão, não uma definição.

Com a realização do ranqueamento, praticamente já finalizado, deverá acontecer um movimento de sobe e desce entre Estâncias e MITs, já classificados, os quatro MITs já oficializados por instrumento legal e os demais 54 constantes da lista de habilitados e candidatos a uma das vagas.

A grande maioria de participantes era formada pelos conselheiros de turismo (presidentes e membros), constatando o foco principal do evento.

Alguns municípios só mandaram integrantes da gestão municipal (diretores ou secretários), apesar de inicialmente ter havido solicitação formal para a presença de conselheiros representantes da iniciativa privada.

De modo geral, as falas circundaram uma única comprovação: o turismo receptivo de cada município não podem depender exclusiva ou majoritariamente da administração pública. Segundo os palestrantes, os conselheiros de turismo donos desse tipo de pensamento estão contribuindo para o turismo não evoluir. É preciso ação, consagração de parcerias e criatividade no intuito de envolver a população na conquista de benefícios espetaculares. 

Trocando em miúdos: as ações no sentido de conquistar turistas para o município devem contemplar, inicialmente, qual tipo de proveito os cidadãos poderão, também, usufruir. Afinal, "eventinhos e festinhas não resultam em sucesso", segundo um dos palestrantes da primeira mesa de trabalhos.

Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo (14), apresentou, ao final do evento, ações realizadas e previstas pela SETUR-SP.

#expoforum #comturesp #comtur #ranqueamento #aprecesp #amitesp #canal39 #revista39digital #setur-sp

 

 

 

Comentários