CINEMA: Mostra em Taubaté homenageia produtores brasileiros

Em 19 de junho se comemora o Dia do Cinema Brasileiro.

A data foi escolhida para lembrar o dia que teriam sido feitos os primeiros registros fílmicos no País, pelo italiano Afonso Segreto, a bordo do navio Brésil, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, no ano de 1898.  Para reverenciar a memória de todos os precursores e protagonistas da sétima arte brasileira, a 1ª Mostra "O Cinema do Seo Bueno" irá apresentar na quarta-feira (19/06) o documentário "Um Homem e o Cinema", dirigido por Alfredo Sternhein, uma retrospectiva do legado de Alberto Cavalcanti para o cinema nacional.

Cavalcanti atuou nos mais variados gêneros da cinematografia, com homogeneidade de estilo e espírito inovador, alternando-se a tendência realista e a índole fantasista. O talento do realizador cinematográfico é reconhecido na cenografia, argumentação, produção, direção, montagem sonoro-visual. "Este documentário é uma aula para quem gosta e produz cinema, especialmente para quem atua de forma independente e tem que usar da criatividade para superar a falta de recursos em uma produção", contextualiza a curadora da Mostra, cineasta Cláudia Mello.

A 1ª Mostra "O Cinema do Seo Bueno" está sendo realizada no Cineclube Rede Cidade "Coronér Pituba", na Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 – centro de Taubaté, tendo entrada franca, com programação reunindo filmes nacionais e internacionais até sexta-feira, 21 de junho.

A produção é da Caipira Filmes, com fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Taubaté, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem coprodução de Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Felício Neto e Escola de Mídia Comunitária.

1ª Mostra "O Cinema do Seo Bueno"

19/06, quarta-feira, 19h - Cineclube Coronér Pituba

- "Um Homem e o Cinema", 1922/1976, doc., dir. Alfredo Sternhein, retrospectiva do legado de Alberto Cavalcanti para o cinema brasileiro.

20/06, quinta-feira, 19h - Cineclube Coronér Pituba

- "Lampião, o Rei do Cangaço", 1937, dirigido por Benjamin Abrahão Botto, único fotógrafo e cinegrafista autorizado a acompanhar o cotidiano de Virgulino Ferreira da Silva e seu bando.

21/06, sexta-feira, 19h - Cineclube Coronér Pituba

 "Sinfonia Amazônica", primeiro longa-metragem de animação feito no Brasil, em 1953, por Anélio Latini Filho. A obra mostra todo o processo de produção da animação feita de forma artesanal e o resultado depois de pronto.

Serviço: 1ª Mostra "O Cinema do Seo Bueno"

100% gratuita e com classificação livre para todos os públicos

- De 17 a 21 de junho, às 19 horas

Local: Cineclube "Coronér Pituba", Av. Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 -centro, anexo à sede da TV Cidade.

Proponente e produção: Caipira Filmes

Co-produção: Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Felício Neto, Escola de Mídia Comunitária

Realização: Lei Paulo Gustavo Taubaté; Secretaria de Cultura, Ec. Criativa da Prefeitura de Taubaté; Ministério da Cultura e Governo Federal

Acesse também: @caipirafilmes, @tvcidadeoficial, @claudiamello

 

#mostraocinemadoseobueno #leipaulogustavo #taubaté #cinemanacional #cinemabrasileiro #cinefilia #caipirafilmes #acervocinema #coletivodecinemadacidade #cultura #kilometrarte #alfaproduções #redecidadedecomunicaçãoecidadania #tvcidadetaubate #beneditodosreisbueno #felicioneto #cineclubecoronerpituba #escolademidiacomunitária #ministériodacultura #setimaarte #incentivoacultura #fomentocultural #projeção #economiacriativa

 

Fonte: Cláudia Mello, curadora - (12) 98103-3180

Assessoria de imprensa: Alfa Produções - (12) 98259-5684

 

#canal39 #revista39digital

Comentários