EXPECTATIVA: Junho deverá mostrar novo ranqueamento dos municípios turísticos
Grande possibilidade de muitas novidades no grid de Estâncias e MITs
A situação atual das Estâncias e Municípios de Interesse Turístico deve ganhar nova configuração a partir de agora, mês de junho, por conta das últimas providências estarem sendo tomadas para a construção do grid para esses dois grupos de municípios turísticos paulistas.
Algumas expectativas ganham espaços maiores nas agendas dos envolvidos com o trade de cada cidade, haja vista a possibilidade de ser aumentado o número de vagas para a categoria de MITs.
Até 2023 tínhamos 140 Municípios de Interesse Turístico.
A partir do segundo semestre do ano passado, após serem aprovados pela Assembleia Legislativa, mais quatro municípios tiveram sua classificação como Município de Interesse Turístico, com as seguintes leis sancionadas pelo governo do estado de São Paulo:
Piracicaba, Lei 17.740/2023, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas;
São José do Rio Preto (Lei 17.877) Pirassununga (Lei 17.878) e Pedregulho (Lei 17.880), cuja sanção foi firmada pelo governador em exercício Felício Ramuth, em 21 de março de 2024.
Esses quatro municípios comporão, também e logicamente, o processo de ranqueamento cujas novas “caras” estarão sendo confirmadas após 30 de junho, ou a critério dos técnicos e em parceria com a Mesa Diretora da ALESP, haja vista a possibilidade do prazo disponibilizado para correção ou atualização de informações, pelos responsáveis de abastecer a plataforma digital, já não ser mais necessário devido a todos já terem feito os ajustes desejados.
Destacamos, mais uma vez, o valor estabelecido para o COMTUR enquanto item de pontuação definido pelos técnicos da SETUR-SP e ressaltado, inclusive, em entrevista de Vanilson Fickert à reportagem do Canal39. Segundo o especialista, o COMTUR representa quase 1/3 da nota para ranqueamento.
__________________________
Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista MTb91.207, especializado em turismo, filiado à ABRAJET-SP