CIDADANIA: O valor da iniciativa privada num COMTUR

Registro de um texto assinado pelo jornalista Jarbas Favoretto

Atualizada em 28/05/2024às 13h36

Nota da Redação:

O jornalista especializado em turismo Jarbas Favoretto publica, semanalmente, uma coluna reproduzida em mais de 40 veículos de comunicação.

Dedicado pesquisador e infinitamente focado na correta interpretação das leis, estatutos, regimentos e instrumentos norteadores do perfeito desempenho das instituições para estas alcançarem seus reais e justos objetivos, Favoretto é referência para tantos quantos desejarem acertar o Norte de suas expectativas e concretizar sua contribuição em benefício de uma comunidade, de uma cidade, em vez de se aparelharem para satisfação pessoal.

De sua coluna dessa semana pinçamos o texto abaixo, referindo especialmente a vital importância da iniciativa privada e seu “descompromisso” com a esfera da gestão pública.

Natural é, e indispensável, o diálogo entre as partes, mas a iniciativa privada e sua força autônoma está destacada nas linhas de Jarbas Favoretto.

Entendam, os bem intencionados.

Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado em turismo, MTb91.207/SP

“LEMBRETUR 01

O sentido prático de difundir o potencial de uma cidade no campo das suas Artes, da sua História, do seu Folclore, dos seus Pontos de Visitação e Locais de Recreação é, certamente, através do Turismo

O Turismo, para apresentar melhores resultados a uma cidade, sempre terá de contar com um indispensável Conselho Municipal de Turismo, constituído por maioria de representantes da Iniciativa Privada.

Por quê?

Pelo simples fato de quando vier a ocorrer a mudança do prefeito, ou a mudança do comando político da cidade, não venha o setor do Turismo a sofrer os corriqueiros problemas de interrupção.

Isso, para não dizer ser a Iniciativa Privada quem FAZ o Turismo.

Os representantes do governo municipal costumam ser quase sempre substituídos. E os que entram pela prefeitura, em sua maioria, sempre estão mais "por fora" do que joelho de escoteiro.

Assim, quem abriga e mantém os interesses envolvidos através do Turismo, dando-lhes continuidade, são os representantes da Iniciativa Privada.

Exatamente por este motivo, eles terão de ser a maioria e, também, contribuir com a sua parte de trabalho, exercendo a sua cidadania”.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2024)

Para ilustar o texto, Favoretto destaca uma foto do Conselho Municipal de Turismo do Município de Interesse Turístico de Limeira (SP).

"Limeira obteve a credencial de “interesse turístico” em outubro de 2017. Desde então, o município tem assinado convênios com o governo do Estado garantindo o repasse no valor de R$ 1.021.985,72 para a cidade. “Limeira tem um grande potencial de infraestrutura e serviços turísticos. Isso nos motiva cada dia mais para a realização dos objetivos e metas propostos no Plano Diretor de Turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)”, ressalta a turismóloga da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Luciene Sizino". (Fonte: SITE OFICIAL DE LIMEIRA)

(Página onde está contido o texto completo de Jarbas Favoretto: AMITUR)

Comentários