CULTURA: São Luiz do Paraitinga incorpora-se ao Projeto Antigo Caminho do Ouro Paulista.
Relator da COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO acolhe inclusão.
O Projeto de Lei com autógrafo de apresentação pertencente à deputada Letícia Aguiar tem foco na possibilidade de reconhecimento oficial de relevância cultural do “Antigo Caminho do Ouro Paulista”.
De sua redação original, o pleito de Aguiar já havia sido votado favorável pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e a de Educação e Cultura.
Posteriormente aconteceram emendas propostas pela parlamentar autora, contemplando os municípios de Tremembé (Estância Turística) e São Luiz do Paraitinga (Município de Interesse Turístico).
Postas em apreciação, as duas inclusões foram aprovadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da ALESP, sendo mais recente o pleito luizense.
Dessa forma, da proposta inicial e com as inclusões referidas, “o antigo “Caminho do Ouro”, rota turística que abrange os municípios de Taubaté, Lagoinha, Cunha, Pindamonhangaba, Tremembé e São Luiz do Paraitinga” segue com vislumbres de plena aprovação daquela Casa de Leis, podendo vir a ser sancionada como Lei pelo governo estadual.
Apenas é digno de registro de estar na contramão da história a opção dos gestores da Cultura e do Turismo de Pindamonhangaba ainda não terem se manifestado favoráveis, oficialmente, ao projeto. Estariam aguardando a sanção oficial para se anunciarem integrantes do “Antigo Caminho do Ouro Paulista”?
Uma Lei, no sentido de se reconhecer Pindamonhangaba como integrante/interessada não demandaria esforços, mesmo por existir, caso as autoridades pindamonhangabenses o desejem, modelos extremamente úteis e adaptáveis. Uma questão de interesse, vontade de fazer acontecer.
Texto: Marcos Ivan de Carvalho,
. Jornalista independente Mtb91.207/SP, especializado em turismo, afiliado à ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
. Gestor de Turismo pelo IFRJ
. Publicitário.
#pindamonhangaba #antigocaminhodoouropaulista #sãoluizdoparaitinga #turismo #cultura
#tremembé