HISTÓRIA: Tremembé habilitada para compor o Antigo Caminho do Ouro Paulista

Comissão de Constituição e Justiça da ALESP vota favorável ao Projeto com a inclusão da Estância

A partir de uma pesquisa intensa, ricamente documentada e organizada a especialista Lia Carolina Prado Alves Mariotto, paleógrafa e incansável pesquisadora, estabeleceu e autografou um projeto cultural e turístico denominado “Antigo Caminho do Ouro Paulista”.

Os estudos, pesquisas e documentos objetivam, junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a oficialização do roteiro.

O autógrafo ao necessário Projeto de Lei, o qual recebeu o número 94/2023, é da parlamentar Letícia Aguiar a qual, em sua Justificativa inicial para protocolar o projeto destaca, num dos trechos, o seguinte:

“Entendo a importância de se reconhecer o trajeto, que atravessa as cidades paulistas de Taubaté, Pindamonhangaba, Lagoinha e Cunha, a caminho de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, cuja documentação de 1596, abrigada no Museu Histórico Municipal de Taubaté, o credência como Antigo Caminho do Ouro Paulista. O Caminho busca o desenvolvimento da economia criativa dos municípios que atravessa através de várias frentes ligadas ao turismo, como o turismo rural, turismo religioso, turismo de aventura, turismo ecológico, turismo geográfico, turismo gastronômico e turismo de conhecimento”.

A mais recente movimentação, por conta dos trâmites regimentais, aconteceu em 04 de março de 2024, quando da publicação do parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, cujo relator foi o deputado Dirceu Dalben o qual votou com a emenda incluindo a Estância Turística de Tremembé como integrante do “Antigo Caminho do Ouro Paulista”.

A reportagem do Canal39 também apurou, de fonte fidedigna, estarem acontecendo movimentos para instrumentalização legal de pleito semelhante, por meio do qual o Município de Interesse Turístico São Luiz do Paraitinga também venha a integrar esse roteiro.

Na contramão das tratativas, o município de Pindamonhangaba, apesar de constar na inicial do Projeto de Lei 94/2023, ter um representante do Legislativo integrando um grupo de rede social oficial do Antigo Caminho do Ouro Paulista e de alguns contatos já terem sido feitos pelos participantes desse grupo junto a setores do Turismo e da Cultura da cidade, ainda não manifestou, oficialmente, interesse para com esse pleito.

Referências cartográficas utilizadas para elaboração das cartas as quais ilustram essa postagem:

https://bit.ly/3wKIEQK

https://bit.ly/3IvdWhf

Pranchas desenvolvidas pelo geógrafo João Marcos Tourinho sobre cartogramas do IBGE.

Comentários