ESPETÁCULO: Teatro de Sombra e o Lambe Lambe da Roça

Cia. Quase Cinema anuncia apresentações no Vale

Companhia teatral especializada em Teatro de Sombras, Cia. Quase Cinema realiza apresentações do espetáculo ‘Lambe Lambe da Roça’ a partir do dia 09 de março. A produção inédita percorrerá as cidades de São Luís do Paraitinga, Paraibuna, Pindamonhangaba, finalizando sua temporada em Taubaté no dia 23 de março. O convite para conferir de perto o teatro de sombras é feito para toda família, com apresentações gratuitas e de classificação livre.

No foco da peça de ‘Lambe Lambe da Roça’ está o universo rural, um cenário que através do contato próximo com a nossa fauna e flora nos abre espaço para adentrar em um mundo encantado. São tramas diversas que se alinham pela arte do do lambe lambe e do teatro em miniatura. As caixas pretas são o meio de transporte para as histórias contadas ali. Por um pequeno visor, cada espectador tem o seu momento para assistir à peça, deixando o mundo de fora para adentrar nestas histórias repletas de magia e diversão.

É a primeira vez que a Cia. Quase Cinema une a linguagem do Teatro de Sombras com a do Lambe Lambe. “Esta forma teatral brasileira foi criada pelas artistas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989”, conta Ronaldo Robles, diretor da Cia. “Originalmente, os fotógrafos de rua utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece para um único espectador dentro de uma caixa.”

Como forma de democratizar o acesso a essas linguagens, as apresentações de “Lambe Lambe da Roça” também acontecem em espaços públicos, retornando a forma de origem destas atividades de rua. Assim, o quase cinema, que traz suas histórias contadas através da técnica do Teatro de Sombras, encontra parceria com o teatro Lambe Lambe, formatos artísticos acessíveis para públicos diversos, que apresentam maneiras diferentes, mas sempre próximas de contar e ouvir histórias.

SERVIÇO | “Lambe Lambe da Roça”

Dia 09.03 às 10h30 | São Luiz do Paraitinga

Feirinha da Vila de Catuçaba

Dia 10.03 às 9h30 | Paraibuna

Mercado Municipal

Praça Manoel Antonio de Carvalho, 69,

Paraibuna - SP

Dia 23 .03 às 10h00 | Pindamonhangaba

Parque da Cidade

Rodovia Amador Bueno da Veiga, s/n

Centro, Pindamonhangaba - SP

Dia 23.03 às 14h30 | Taubaté

Sítio do pica pau amarelo

Av. Monteiro Lobato, s/n

Chácara do Visc., Taubaté - SP

Apresentações gratuitas

Duração: 1 hora

Classificação: Livre

Maiores informações em https://www.ciaquasecinema.com/

Sinopse: São histórias sobre o universo da roça, um mundo encantando se abre dentro das caixas de lambe lambe. Serão várias histórias onde o espectador poderá ver uma após a outra.

FICHA TÉCNICA

​​Dramaturgia e Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
Produção Musical: Mano Bap e Maike Marques

Caixeiros teatro Lambe Lambe: Amanda Cardoso, Guilherme Moreira, Ronaldo Robles, Silvia Godoy e Maike Marques

Web designer e arte gráfica: Guilherme Moreira

Produção: Flavia Fernandes

Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi

SOBRE | Cia. Quase Cinema:

A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro, e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena. Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações: incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, novas tecnologias e novos formatos, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e com a realização do FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras.

(Assessora de imprensa - Maiara Tissi)

Comentários