EVENTO: Salão São Paulo de Turismo cumpre objetivos

Momento de promoção de municípios e troca de conhecimentos

A versão 2023 do Salão São Paulo de Turismo, efetivamente a edição de número 20, aconteceu nos dias 04 e 05 de outubro, no Centro de Convenções São Luiz.

Organizado pela Conteúdo Brasil, em parceria com a AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, o Salão São Paulo traz, no bojo de sua história, momentos de intensa participação dos municípios turísticos do estado de São Paulo, principalmente as Estâncias e os MITs.

Conforme apurado pelos depoimentos de muitos participantes e, também, dos organizadores, grande número de prefeituras enfrenta problemas de ordem orçamentária, fato esse motivador da não presença dos municípios no evento.

Outro item possível de ter causado menor frequência ao evento foi a mudança de data, inicialmente marcada para agosto.

Apesar dessa redução de participantes, a qualidade dos módulos de palestras realizadas dentro da agenda do 21º Congresso do Turismo Paulista e os estandes montados proporcionaram aos visitantes importante ganho de conhecimentos por conta do contato com as informações turísticas e o compartilhamento de informações.

Em plano geral, as palestras abordaram temas destinados à motivação para maior e melhor capacitação dos players de cada destino turístico no sentido de fomentarem a divulgação, a constituição sólida dos organismos de governança (COMTUR, por exemplo), a disseminação das boas práticas de inclusão e acessibilidade.

O artesanato esteve em destaque na maioria dos estandes e isso comprova a máxima de a produção cultural ter seu esteio na arte popular, gerando recursos para incontáveis famílias. Note-se, também, a firme prática do associativismo, minimizando custos e ocupando maiores espaços e obtendo mais visibilidade.

Ao mesmo passo, a gastronomia foi bastante divulgada, inclusive com a segmentação dada por um dos expositores à gastronomia afro. Um jovem carapicuibano demonstrou seus doces à moda africana (não tão doces quanto os brasileiros). Num outro espaço, a culinária habitual dos cultos de raiz africana também foi demonstrada, com pratos típicos como o acarajé, o abará, o caruru.

Lagoinha apresentou seu pudim de pão e o diferenciado requeijão de prato.

Participante do grupo de artesãos afrodescendentes, Rosa Designer contribui para o sucesso do evento com suas flores.

Na praia do artesanato ainda foi possível observar, além dos trabalhos em tecelagem, bordado, crochê, esculturas em biscuit, a utilização de raízes, troncos e galhos.

Ratronga, a marca do artesão J. Quito para suas luminárias e outros adornos desenvolvidos a partir de aparentes meros pedaços de árvores.

Colares, anéis, brincos, pulseiras, acessórios para decoração de ambientes foram mostrados com peças a partir da reciclagem de garrafas, cápsulas de café, madeira, fibras, cerâmica.

Cachoeiras, praças, grutas, rios, santuários, balneários e muitos outros atrativos e destinos compuseram o elenco de participantes do 20º Salão São Paulo de Turismo.

Entendemos ter sido um grande momento de trabalho, da parte dos organizadores e participantes, no tocante à manutenção da proposta e incentivo aos demais.

   

VÍDEOS: CASO A NOSSA WEB RÁDO ESTEJA TOCANDO, CLIQUE NO BOTÃO QUADRADO DO PLAYER EXISTENTE NO TOPO DA PÁGINA 

GASTRONOMIA CARACTERÍSTICA  AFRICANA NO SALÃO SÃO PAULO

SANTANA DE PARANAÍBA NO SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

AFROEMPREENDEDORISMO DE CARAPICUÍBA NO SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

CAPÃO BONITO NO SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

LAGOINHA, TERRA DO REQUEIJÃO DE PRATO, NO SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

CLIQUE PARA VER MUITAS FOTOS

__________________________________

Texto: Marcos Ivan de Carvalho

Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan

 

 

Comentários